Horta, Maria HelenaReyes Santana, ManuelGonçalves, José Alberto2014-11-192014-11-192012978-989-8272-14-0AUT: HHO01913;http://hdl.handle.net/10400.1/5644Conscientes de que a abordagem à escrita também faz parte da educação pré-escolar, sendo papel do educador o de facilitar a emergência da linguagem escrita (Ministério da Educação, 1997); que no final da educação pré-escolar se espera que as crianças mobilizem uma série de conhecimentos linguísticos e competências determinantes na aprendizagem da linguagem escrita e no sucesso escolar (Ministério da Educação, 2010); e que a linguagem escrita poderá ser uma condicionante para o sucesso académico das crianças, desde o início da educação pré-escolar, pretendemos desenvolver um estudo com o objectivo de conhecermos como se aborda a aprendizagem da linguagem escrita na fase final da educação pré-escolar nos jardins de infância da rede pública do Ministério da Educação, na região do sotavento algarvio.porEducação pré-escolarLinguagem escritaIntencionalidade educativaProjetos Curriculares de GrupoLinguagem escrita versus intencionalidade educativa refletidas nos projetos curriculares de grupoconference object