Grilo, João MárioFaria Lopes, PedroGraça, Marina Estela2020-06-292020-06-292003-06-062002-10http://hdl.handle.net/10400.1/14052Este trabalho apresenta-se como uma fase de consolidação de estudos iniciados anteriormente e tem por objetivo a definição de uma sistemática interpretativa do filme animado de autor tomado pelo lado do fazer. Nasce da exigência de o explicar o mais exaustivamente possível, enquanto fenómeno complexo e singular, e de o pôr em evidência, levantando questões que se pretende serem oportunas para o seu melhor conhecimento. A exiguidade de trabalhos publicados sobre o assunto e a decorrente falta de discussão levam, contudo, a que as análises e interpretações aqui propostas não possam senão constituir um primeiro, e ainda transitório, enquadramento sistemático do filme animado, abordado sob certos aspectos da sua elaboração. Pelas suas limitações, o estudo que aqui se expõe corresponde a uma etapa (ainda que avançada) de um trabalho em processo e, por isso, não deve ser considerado completo e definitivo. Tudo nele exige posterior análise, pesquisa, confronto. No final, em anexo, juntam-se textos essenciais de alguns autores, usados aqui como referências, que nunca foram publicados ou que cujas cópias são difíceis de encontrar.porCinema de animaçãoPoética da imagem animadaAnimação (arte)Entre o olhar e o gesto, elementos para uma poética da imagem animadadoctoral thesis101111452