Agapito, DoraMendes, JúlioPinto, PatríciaAlmeida, Hugo de Almeida2014-06-182014-06-1820141695-7121AUT: DLA02368; JME00456; PVA00075http://hdl.handle.net/10400.1/4351A importância dos cinco sentidos humanos – visão, audição, olfato, paladar e tato – no marketing de experiências turísticas positivas, únicas e memoráveis tem vindo a ser enfatizada no âmbito da investigação em turismo. Particularmente, a riqueza multissensorial e a vulnerabilidade dos recursos endógenos existentes nas áreas rurais, com características divergentes do ambiente urbano e potenciadoras de atividades ligadas à natureza e aos ativos rurais, justificam um marketing da experiência turística adequado ao desenvolvimento sustentável das áreas rurais. Considerando o contributo do marketing sensorial para o design de um ambiente potenciador de experiências turísticas desejáveis e para a segmentação de turistas, o presente trabalho pretende refletir sobre o papel dos cinco sentidos no marketing de experiências turísticas que reforcem o desenvolvimento sustentável dos destinos rurais.porMarketing sensorialExperiência turísticaRuralCinco sentidosMarketing turísticoUm contributo do marketing sensorial para o marketing da experiência turística ruraljournal article