Borges, Maria LeonorReis, Marta Sofia Correia Lopes dos2023-01-272023-01-272022-07-26http://hdl.handle.net/10400.1/18956Em plena pandemia, perante o encerramento abrupto das escolas e a consequente suspensão das atividades letivas e não letivas facilmente se percebe que, se existem dificuldades em trabalhar com a generalidade dos alunos, elas ganham maior relevância quando se trata de alunos com necessidade de mobilização de medidas seletivas ou adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão. Esta preocupação motivou a questão de partida deste estudo: que respostas educativas foram dadas pela Educação Especial, durante a pandemia, na modalidade de ensino a distância aos alunos com medidas seletivas e/ou adicionais? Desta questão emergiu o objetivo geral: conhecer a resposta educativa no âmbito da Educação Especial, num Agrupamento de escolas do Algarve. O estudo enquadra-se num paradigma qualitativo, sendo um estudo exploratório na forma de estudo de caso centrado num Agrupamento de escolas do Algarve. A recolha de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas a seis professores de educação especial, a três técnicas especializadas, à representante da Direção do Agrupamento na equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva e a cinco encarregadas de educação de alunos a usufruírem de medidas seletivas ou adicionais e procedemos, ainda, à análise de documentos do Agrupamento. Este estudo permitiu perceber que durante o ensino a distância são os alunos com medidas adicionais que sofrem mais perdas a nível académico, pessoal e social. A extensão e profundidade desses prejuízos estão diretamente relacionadas com o nível de autonomia do aluno, com as dificuldades individuais, com o acesso e capacidade de utilização de meios digitais e também com as competências familiares. O ensino presencial é a situação preferencial, mas perante circunstancias em que o ensino a distância é uma necessidade, a implementação de planos com características inclusivas contribuem para a mitigação desses impactos negativos.In the midst of a pandemic, faced with the abrupt closure of schools and the consequent suspension of teaching and non-teaching activities, it is easy to see that, if there are difficulties in working with most students, they gain greater relevance when it comes to students in need of mobilization of selective or additional measures to support learning and inclusion. This concern motivated the starting question of this study: what educational responses were given by special education, during the pandemic, in the distance learning modality to students with selective and/or additional measures? From this question emerged the general objective: to know the educational response within the scope of Special Education, in a school cluster in the Algarve. The study fits into a qualitative paradigm, being an exploratory study in the form of a case study centered in a school cluster in the Algarve. Data collection was carried out through semi-structured interviews with six special educational needs teachers, three therapists, the representative of the school board in the multidisciplinary team to support inclusive education and five parents/guardians of students benefiting from selective or additional measures and we also proceeded to the analysis of documents of the cluster. This study allowed us to understand that during distance learning, students with additional measures suffer more academic, personal and social losses. The extent and depth of these losses are directly related to the student's level of autonomy, individual difficulties, access and ability to use digital media and also family skills. Face-to-face teaching is the preferred situation, but in circumstances where distance learning is a necessity, the implementation of plans with inclusive characteristics contribute to the mitigation of these negative impacts.porPandemiaEscola inclusivaEnsino a distânciaAplicação de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão na modalidade de ensino a distância durante a pandemia: desafios e oportunidadesmaster thesis203072723