Guerreiro, António Manuel da ConceiçãoCarvalho, Maria José Felisberto Matias de2016-02-252016-02-2520152015http://hdl.handle.net/10400.1/7744Dissertação de mestrado, Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015No âmbito da presente dissertação de mestrado desenvolveu-se um estudo com o intuito de proceder a uma avaliação diagnóstica das competências matemáticas de uma aluna com deficiência intelectual, através da utilização do software educativo Os Números da Mimocas. A aluna, abrangida pelo Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de janeiro, usufrui da medida educativa Adequações Curriculares Individuais, constante do seu Programa Educativo Individual mas, tendo em conta as suas limitações e capacidades, perspetiva-se a alteração para um Currículo Específico Individual. Pelas suas implicações, tanto ao nível do tipo de aprendizagens como da certificação, a opção por este tipo de currículo deve ser muito bem ponderada, o que exige uma avaliação rigorosa por parte de uma equipa pluridisciplinar do agrupamento. Considerando que um dos objetivos da educação é preparar os alunos para a vida ativa, a avaliação das competências matemáticas é fundamental, sendo parte integrante de uma larga bateria de testes psicopedagógicos. O enquadramento teórico da investigação foi sustentado por informação relevante acerca da Educação Especial, da Deficiência Intelectual, das Tecnologias da Comunicação e Informação e do ensino da Matemática para alunos com Necessidades Educativas Especiais. Optou-se por uma metodologia de pesquisa em educação, o Design Based Research e para a recolha de informação, recorreu-se à análise documental e à observação participante da intervenção, organizada em cinco sessões. Após a análise dos dados recolhidos, foi possível verificar que a utilização do referido software permitiu que se atingissem os objetivos pretendidos de forma eficaz, superando o expetável. Constatou-se que o uso do recurso tecnológico permitiu que a aluna superasse algumas das suas dificuldades relacionadas com a concentração/atenção, auto-estima e, principalmente, a motivação.porEducação especialDeficiência intelectualCompetências matemáticasTecnologias da informaçãoComunicaçãoSoftware educativoAvaliação diagnóstica de competências numéricas de uma aluna com deficiência intelectual com recurso ao software educativo: os números da Mimocasmaster thesis202208524