Quintas, HelenaSilva, Cezar Augusto2016-04-012016-04-0120142014http://hdl.handle.net/10400.1/7921Dissertação de mestrado, Ciências da Educação e da Formação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014A educação comunitária configura-se como uma prática socioeducativa voltada para emancipação dos sujeitos, contribui para a sua autonomia e pode ser determinante para a transformação dos cenários, principalmente da classe carente e oprimida da sociedade. Encara a aprendizagem e o conhecimento como instrumentos que promovem e que ampliam a consciência dos indivíduos, sendo adquirida na vida e durante a mesma. O seu caráter participativo e social, assim como a sua distinta metodologia, trazem, para os processos educativos, instrumentos que permitem ser utilizados diariamente, porque fazem parte da vida dos sujeitos. A Agenda Socioambiental das comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira foi elaborada e desenvolvida utilizando estratégias e ferramentas educativas que se inserem dentro do paradigma da educação comunitária. A presente investigação, um estudo de caso que usou metódos qualitativos, analisa e explora essa intervenção do Instituto Socioambiental Brasileiro, especificamente na comunidade de Morro Seco. Com base nos depoimentos recolhidos na comunidade, e também da coordenação do instituto, concluímos que a Agenda Quilombola de Morro Seco contribuiu, e ainda contribui, para a a evolução, instrumentalização e conscientização dos sujeitos em estudo, e que esse processo interventivo e socioeducativo tem sido um elemento fundamental, no sentido de proporcionar o desenvolvimento comunitário, a melhoria organizacional de Morro Seco, com reflexo na transformação, ainda que lenta e paulatina, da comunidade em estudo.porEducação de adultosFormação de adultosIntervenção comunitáriaEstudos de casoSão Paulo - Vale do RibeiraA educação comunitária e a agenda socioambiental de comunidades quilombolas do Vale do Ribeira: resultados da intervenção à Comunidade de Morro Secomaster thesis202136388