Gonçalves, Fernando RibeiroCosta, Maria Helena Rodrigues Correia2014-02-182014-02-182013http://hdl.handle.net/10400.1/3474Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012Neste texto apresentamos uma breve conceptualização de “competências” em educação e formação de professores de línguas bem como a sua construção e desenvolvimento no contexto dos atuais programas de formação. Seguidamente, apresentamos alguns dos pressupostos no processo contínuo de “tornar-se professor”, segundo o qual o mesmo assume múltiplas funções, pelo que, não podemos deixar de situar o momento da carreira em que o professor se encontra, com as suas características e necessidades específicas. Tal aspeto equivale igualmente a falar de Formação Pedagógica Contínua de Formadores.porRelação educativaCompetênciasFormação de prefessoresEnsino das línguasPrática pedagógicaFormação contínuaFormação de formadoresA importância da formação na construção e desenvolvimento das competências profissionais e pessoais dos professores de língua estrangeiramaster thesis202254356