Borges, Maria LeonorMaio, Catarina Filipa Silva2018-06-222018-06-222017-11-232017http://hdl.handle.net/10400.1/10710O presente relatório de estágio apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Social, centrado em dois projetos: o projeto “Sou teu amigo!” e o projeto “Semear a autonomia”. A realização destes projetos procurou dar resposta às necessidades de intervenção junto de dois públicos-alvo diferentes, ambos, objeto de intervenção por parte da entidade de acolhimento. O projeto “Sou teu amigo!” teve como público-alvo os alunos das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e teve como objetivos melhorar a interação dos alunos no recreio, incentivar a interajuda, promover a comunicação e o respeito nas relações interpessoais, pretendendo-se prevenir e diminuir condutas de mau comportamento e violência entre alunos. O projeto “Semear a autonomia” centrou-se na intervenção e acompanhamento de duas famílias monoparentais, com o intuito de promover a sua autonomia e responsabilidade individual. O trabalho desenvolvido no decurso do estágio e, em particular, na conceção, desenvolvimento e avaliação dos projetos referidos procurou ir ao encontro das necessidades do CAFC (Centro de Apoio à Família e à Comunidade). O projeto “Sou teu amigo!” abrangeu duas formas de intervenção – em sala de aula e no recreio – em que se aplicaram atividades de quebra-gelo, dinâmicas de intervenção a fim de melhorar a interação entre os pares e, jogos interativos realizados no recreio para que todos os alunos participassem. O projeto “Semear a autonomia” consistiu, essencialmente, em sessões individuais e visitas domiciliárias com o objetivo de desenvolver competência na gestão familiar, parentalidade e no desenvolvimento de projeto pessoal de autonomia.porViolência na escolaMediaçãoFormação pessoal e socialFamília monoparentalParentalidade e educação socialCompreender para intervir: um estágio no centro de apoio à família e à comunidade de Monchiquemaster thesis201931036