Reis, Isabel Cristina David Cardigos dosRaposo, Sandra Maria Correia Gonçalves2018-11-282018-11-282004-052004http://hdl.handle.net/10400.1/11014Neste estudo, intitulado O Herói Irƒantil: O Processo de Crescimento nos Contos Tradicionais Portugueses, tenho como objectivo analisar os contos tradicionais de cariz maravilhoso, com herói infantil, centrando-me na criança enquanto protagonista e destinatária privilegiada. No primeiro capítulo, abordando a generalidade dos contos da tradição oral, exploro a dimensão do universo infantil neles presente, considerando O que eles podem oferecer à criança e ao adulto. No segundo capítulo explicito a possibilidade de interpretação dos contos enquanto mensagens alegorizadas. Aqui demonstro como considero ser viável a aplicação do conceito de alegoria a produções desta natureza, apesar de se tratar de um conceito frequentemente associado a elaborações eruditas. No terceiro capítulo abordo aspectos relacionados com a problemática dos emissores, público alvo, contextos, funcionalidade e objectivos inerentes aos contos tradicionais maravilhosos. No último ponto deste capítulo, contrariando a ideia generalizada segundo a qual todas essas narrativas se destinam às crianças, procedo à identificação dos elementos que contribuem para a caracterização de um determinado grupo de contos como narrativas especificas para crianças, ao qual pertencem aquelas que analiso. No quarto e último capitulo, após identificar O material de estudo, procedo à sua distribuição por dois grupos, consoante o perfil dos heróis que protagonizam os contos seleccionados. Apoiando-me nos pressupostos teóricos referenciados nos capítulos anteriores e efectuando um exercício de leitura comparada das versões de cada conto, procuro encontrar, a partir do comportamento das personagens e da interacção que estas estabelecem entre si, sentidos que conduzam a interpretações sobre os diferentes aspectos do crescimento da criança.The purpose of the present study is to make an analysis of traditional fairytales for and about children. In Chapter One we reflect on the child"s universe which emerges in the generality of traditional fairytales, focusing in what they can ofi`er both the child and the adult. In Chapter Two we envisage the possibility of interpreting the messages present on folktales as allegories, centred on life experiences, such as the problems of growing-up. We therefore defend the possibility of applying the concept of allegory to popular productions, in the full awareness that this concept is mostly related to Scholarly creations. In Chapter Three, we argue against the common notion that all fairytales are targeted for children, and we Outline the elements defining those which are in fact meant for the very young. In Chapter Four, we divide the fairytales under scrutiny into two different groups, taking into account the active or passive performances of their main characters. Based on the theoretical support outlined in the previous chapters, we finally undertake the comparative reading of all the versions found in the Portuguese Archive of Folktales of the six chosen tales: AT 327A - Hansel and Gretel; AT 327B - The Dwarfand the Giant; AT 700 - Tom Thumb; AT 720 - The Juniper Tree; AT 780 - The Singing Bone and AT 780B - The Speaking Hair.porContos tradicionaisHerói infantilCriançaDestinatáriaO herói infantil: o processo de crescimento nos contos tradicionais portuguesesThe child hero: the process of growing-up in portuguese folktalesmaster thesis