Anica, Aurízia2014-06-272014-06-272012-10ANICA, Aurízia (2012) «Memórias da Formação nos Primórdios da Escola do Magistério Primário de Faro». Paula Godinho (coord.) Usos da Memória e Práticas do Património. Lisboa, Colibri9789896892401AUT: AAN00425;http://hdl.handle.net/10400.1/4548A formação de professores nas escolas do magistério primário procurou compatibilizar o inquestionável ideal educativo «humano» e «nacional» do Estado Novo com os princípios da «Escola Nova», criando uma margem de autonomia que os atores sociais usaram dando origem à construção de culturas organizacionais específicas. Pretende-se neste texto identificar as características específicas da cultura da Escola do Magistério Primário de Faro na primeira década do seu funcionamento e a relação desta escola com a transformação sociocultural da região no mesmo período, para isso recorrendo, entre outras fontes, a memórias escritas e orais de estudantes e de docentes desta instituição.porMemóriaFormação de professoresEscola do Magistério PrimárioFaroMemórias da formação nos primórdios da Escola do Magistério Primário de Farobook part