Ramos, Alejandro-OrgambídezNunes, Patrícia da Costa2017-09-272017-09-272017-02-222016http://hdl.handle.net/10400.1/10030Dissertação de mestrado, Psicologia Social e das Organizações, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017O objetivo desta investigação empírica foi analisar as relações entre a Transferência da Formação, a Formação como elemento de Empregabilidade e o Engagement, e o seu impacto sobre a Satisfação Profissional. Para isso, foi realizado um levantamento por conveniência através de um inquérito por questionário, produzindo uma amostra final de 291 sujeitos, (M =37.78, DP = 12.19), com idades compreendidas entre os 20 e os 65 anos. O critério de seleção dos participantes exigiu situação laboral ativa, o desempenho da mesma função laboral há pelo menos um ano e formação recebido nos últimos 12 meses. Os resultados mostraram que o impacto da formação como elemento de empregabilidade e da transferência da formação profissional na satisfação no trabalho é mediada pelo engagement. Os resultados confirmam ainda uma relação positiva entre a transferência de formação, a formação como elemento da empregabilidade, o engagement no trabalho e a satisfação profissional de acordo com o padrão do modelo Demandas e Recursos Laborais (DRL). A implementação de políticas de formação dos Recursos Humanos que permitam aplicar no posto de trabalho as competências apreendidas e aumentar a perceção de empregabilidade dos funcionários, são ferramentas fundamentais para aumentar tanto os níveis de engagement no trabalho, como a satisfação profissional.porTransferência da formaçãoFormação como elemento de empregabilidadeEngagement e satisfação profissionalTransferência da formação, formação como elemento de empregabilidade e engagement como antecedentes da satisfação profissional:um modelo de relaçõesmaster thesis201712628