Vieira, Luís SérgioSousa, Cristiana Alexandra Ribeiro2017-08-312017-08-312016-12-192016http://hdl.handle.net/10400.1/9916Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2016A literatura salienta o papel da intervenção de carreira na preparação das transições (Savickas, 1999). Neste âmbito, a teoria sociocognitiva da Carreira (Lent, Brown, & Hackett, 1994) foca variáveis sociocognitivas (autoeficácia, expectativas de resultados e objetivos pessoais) em interação com outras caraterísticas individuais, e a teoria da construção de carreira (Savickas, 2005) oferece uma visão das razões que cada pessoa utiliza para fundamentar as suas opções. Os programas de intervenção vocacional procuram contribuir para o desenvolvimento humano e são formas de ajudar os alunos a adquirirem conhecimentos e habilidades úteis ao futuro profissional (Gysbers, 2008). Considerando que os alunos dos percursos curriculares alternativos (PCA) são descritos com níveis inferiores de autoeficácia, de expetativas de resultado e objetivos pouco estruturados e consistentes com a realidade pessoal e do contexto, é propósito do estudo avaliar o impacto de uma intervenção, especificamente dirigida para promover a autoeficácia e construção de projetos de carreira. Os participantes são uma turma de 5.º ano e outra de 8.º ano. Analisa-se o impacto da intervenção na promoção da autoeficácia académica e de carreira. Discute-se a relevância das estratégias de intervenção vocacional associadas ao desempenho escolar e à agência de carreira, em populações específicas. Os resultados sugerem que a adoção de programas específicos de intervenção vocacional é uma estratégia útil e eficaz do ponto de vista do desenvolvimento vocacional.porAutoeficácia académicaAutoeficácia de carreiraPercursos curriculares alternativosIntervenção vocacionalAvaliação do impacto de um programa de intervenção vocacional na autoeficácia em alunos do percurso curricular alternativomaster thesis201706377