Quintas, HelenaFernandes, Arcília da Graça2017-09-252017-09-252017-02-102016http://hdl.handle.net/10400.1/10011Dissertação de mestrado, Ciências da Educação e da Formação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017Este relatório refere-se ao projeto “Práticas de Educação e Formação de Adultos: a oferta educativa e formativa como estratégia de intervenção no IEFP”, desenvolvido no âmbito do estágio curricular do mestrado em Ciências da Educação e da Formação, na especialização em Educação e Formação de Adultos (via profissional). O estágio curricular decorreu no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP, I.P), mais precisamente no Serviço de Formação Profissional de Faro (SFP). Esta estrutura promove formação profissional aos desempregados inscritos no IEPF, I.P, com o intuito de os reinserir no mercado de trabalho. Nas últimas décadas a Educação e Formação de Adultos tem sido alvo de grande atenção, sobretudo por permitir a requalificação profissional das pessoas adultas e, desta forma, constituir uma estratégia de combate ao desemprego. O elevado número de pessoas que estão inscritas no IEFP mostra que em Portugal o problema do desemprego atinge a população adulta de forma muito contundente. Apesar do SFP ter como função minimizar esta problemática através da formação, o seu propósito é, também, perceber quais são os obstáculos que podem comprometer o processo formativo dos formandos. O projeto que desenvolvemos integrou-se neste propósito, na medida em que procurou abordar aspetos que potenciam o desenvolvimento pessoal e social dos formandos. Neste sentido, foram proporcionadas formações complementares na área da Saúde, orientadas por especialistas de diferentes matérias, que, julgamos, terão contribuído para que os formandos se capacitassem para tomarem decisões de ordem pessoal mais conscientes e responsáveis. De acordo com os princípios postulados para as práticas educativas com pessoas adultas, procurámos que as temáticas abordadas correspondessem a necessidades que os formandos identificaram e, em cada uma das sessões, os formadores rentabilizaram conhecimentos prévios dos formandos, ancorando os novos em experiências de vida relatadas pelos participantes. O estágio curricular, e a consequentemente a implementação do projeto, decorreu durante o 2º ano do curso de mestrado em Ciências da Educação e da Formação. O presente relatório expõe as várias fases de edificação do projeto, nomeadamente a sua planificação, gestão, desenvolvimento, implementação, análise e avaliação. Tendo em conta o propósito referido, metodologicamente optámos pela investigaçãoação, e foi utilizado o paradigma qualitativo. Os resultados obtidos mostram que quando se trabalha com pessoas adultas e se pretende resolver questões que dificultam a sua adaptação à sociedade, ou que afetam o seu Bem-estar e desenvolvimento, a formação traduz-se numa estratégia adequada, sobretudo quando se ajusta aos interesses e expetativas do público-alvo.porEducação e formação de adultosAprendizagem ao longo da vidaOferta formativaServiço de formação profissionalPráticas de educação e formação de adultos: a oferta educativa e formativa como estratégia de intervenção no Instituto de Emprego e Formação Profissional – Serviço de Formação Profissional de Faromaster thesis201711478