Fernandes, SusanaMartins, César Manuel Rodrigues2014-01-302014-01-302012http://hdl.handle.net/10400.1/3393Dissertação de mest., Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2012Elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, este relatório refere-se à Prática de Ensino Supervisionada, iniciada em setembro de 2011. Este relatório pretende dar a conhecer o meu percurso de formação seguido, como também a minha evolução profissional. O ano letivo foi dividido em três períodos. Os dois primeiros períodos corresponderam à prática de ensino, no Ensino Secundário (11.º ano) e no 3.º ciclo do Ensino Básico (9.º ano), respetivamente. Em ambos os períodos foram assistidas as aulas de duas turmas e foram lecionadas, cinco aulas, a uma das turmas de cada ciclo. No terceiro período desenrolou-se o ciclo de seminários. Cada aluno deu dois seminários sobre unidades curriculares não lecionadas, tendo como base uma planificação geral dessas unidades. Primeiramente abordam-se os resultados do estudo PISA 2009. Em seguida fala-se nas expectativas iniciais a este ano letivo. Serão descritas as aulas e o modo de condução das aulas, tendo como base as planificações. Assim como as atividades extracurriculares. O sentido reflexivo estará sempre presente, sendo que serão feitas reflexões finais, à prática de ensino e aos aspetos importantes decorrentes da prática letiva. Serão descritos os seminários, destacando-se os pontos chave que os nortearam. Por fim, nas considerações finais, é feito um balanço final à minha evolução enquanto professor, como também serão descritas as minhas expectativas em relação ao futuro.porEnsino - matemáticaEnsino básicoEnsino secundárioExpectativasPráticas educativasAlunosReflexãoDe aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionadamaster thesis