Dionísio Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte RochaBarros, JorgeMonteiro, Rute2012-11-222012-11-222009-09978-989-95831-2-2AUT: CDI01438; RUT01409;http://hdl.handle.net/10400.1/1846Este estudo tem por base, parte de uma investigação efectuada por um grupo de professores de vários níveis escolares: professores do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e do Ensino Superior. O principal propósito deste estudo foi analisar as concepções declaradas de oito professores do 1º CEB, participantes, pela primeira vez, no Programa de Formação de Professores do 1º CEB em Ensino Experimental das Ciências (PFEEC). O estudo foi realizado antes dos professores abordarem a temática Mudanças de Estado Físico no âmbito do PFEEC, centrando-se no ensino do conceito de Evaporação. Para se efectuar a análise dos documentos redigidos pelos professores, contemplando as suas concepções declaradas (designados por Radiografias da Prática), foi utilizado um Instrumento de Análise das Concepções dos Professores de Ensino Básico, no âmbito das Ciências da Natureza, de acordo com Monteiro (2006) e Monteiro et al. (2008). Neste estudo foram encontrados perfis de 5 professores manifestando uma tendência maioritariamente Espontaneísta, um exibido um perfil maioritário Tradicional e outro apresentando um perfil mais Tecnológico.porConcepções de professoresEnsino das ciênciasTendências didácticasConcepções de professores do 1º ciclo do ensino básico: o que eles declaram antes de abordarem o conceito de evaporação no âmbito do PFEECconference object