Afonso, Carlos Miguel Guimarães Pinto CoelhoSerra, Manuel DionísioCabeça, Diana Raquel Fralda2025-06-242025-06-242024-12-12http://hdl.handle.net/10400.1/27271Objetivos: O propósito deste estudo é, por um lado, verificar se a investigação científica está a dar importância ao tema do aumento da procura por produtos e serviços de luxo ligados ao vinho, como é o caso da hotelaria de luxo, gastronomia e mais especificamente o enoturismo. Por outro lado, é verificar se a hotelaria de luxo ligada ao vinho tem uma presença ativa e eficiente na rede social Facebook. Metodologia: No primeiro estudo procedeu-se a uma análise bibliométrica, considerando as bases de dados científicas Scopus e Web of Science, utilizando palavras-chave que aludem à temática em estudo. Os dados foram tratados e inseridos no programa Biblioshiny para de seguida serem estudados através da avaliação de desempenho e mapeamento científico. No segundo estudo foi utilizado um modelo de análise que estuda as variáveis conteúdo, interatividade e visibilidade. No total foram analisadas páginas de 17 hotéis de luxo. A coleta de dados foi realizada através da plataforma Fanpage Karma, uma ferramenta online de análise e monitorização das redes socias. Resultados: Os resultados do primeiro estudo demonstram que houve um crescimento na produção científica nos últimos 10 anos, sendo mais evidente entre 2020 e 2023. Os países com mais publicações são os Estados Unidos da América, seguido por três países europeus. As publicações foram efetuadas em revistas maioritariamente de sustentabilidade, hospitalidade e turismo. Os resultados obtidos com o segundo estudo demonstram que a maior parte das publicações dos perfis foram publicações de fotografias e que com estas publicações se obtiveram mais reações entre os utilizadores. Originalidade: Ao nível da análise bibliométrica, é possível encontrar vários estudos com analises bibliométricas. No entanto nenhum referente ao tema em estudo. Existem também vários estudos de análises de páginas de hotéis nas redes sociais, a maioria da rede social Facebook. Mas nenhum estudo investigou especificamente os hotéis de luxo com ligação a vinhos.Purpose: The purpose of this study is, on the one hand, to verify whether scientific research is giving importance to the theme of increased demand for luxury products and services linked to wine, such as luxury hotels, gastronomy and more specifically wine tourism. On the other hand, it is to investigate whether luxury hotels linked to wine have an active and efficient presence on the social network Facebook. Methodology: In the first study, a bibliometric analysis was conducted using the scientific databases Scopus and Web of Science, using keywords that allude to the subject under study. The data was processed and entered the Biblioshiny programme and then studied using performance evaluation and scientific mapping. The second study used an analysis model that studies the variables content, interactivity and visibility. In total, the pages of 17 luxury hotels were analysed. Data was collected using the Karma Fanpage platform, an online tool for analysing and monitoring social networks. Findings: The results of the first study show that there has been an increase in scientific production over the last 10 years, which was most evident between 2020 and 2023. The countries with the most publications are the United States of America, followed by three European countries. The publications were mostly in sustainability, hospitality and tourism journals. The results obtained from the second study show that most of the profile posts were photo posts and that these posts generated more reactions among users. Originality: In terms of bibliometric analysis, it is possible to find several studies with bibliometric analyses. However, none refer to the subject under study. There are also several studies analysing hotel pages on social networks, mostly Facebook. But no study has specifically investigated luxury hotels connected to wine.porAnálise bibliométricaBiblioshinyHotelaria de luxoVinhoFacebookFanpage karmaHotelaria de luxo ligada ao vinhomaster thesis203910400