Jesus, Saul Neves deHipólito, João E. de JesusPires, Mónica Rute Taveira2018-04-092018-04-0920102010http://hdl.handle.net/10400.1/10588Tese de doutoramento, Psicologia, especialidade em Psicologia da Saúde, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2010Os objectivos da presente investigação de metodologia mista, são conhecer os estilos parentais (EP’s) predominantemente adoptados, percepcionados por pais de crianças dos 3 aos 10 anos, verificar se o sistemas de valores predizem a sua adopção e se os EP’s percepcionados por pais-filhos se associam aos sintomas de stresse infantil, nas crianças dos 5 aos 8 anos. Com a análise das díades familiares pretendeu-se verificar a consistência de EP’s entre casais e a concordância entre as percepções de pais e filhos. À excepção da Escala de Valores de Nunes, O., todos os instrumentos utilizados, PAQ-P, PAQ-C e ESI, foram adaptados/validados no decorrer da investigação. Os resultados encontrados revelam a predominância, em pais e mães, da dimensão afectiva e investimento profissional (DAIP), em termos de valores, e do EP autoritativo. A idade e o género, exercem efeito na adopção de EP’s, e o género, a escolaridade e o rendimento económico um efeito na importância atribuída aos valores. O valores existenciais e DAIP predizem a autoritatividade e a permissividade (esta negativamente), e os valores de investimento intelectual, auto-controlo e Investimento religioso (este último, apenas no caso dos homens) o autoritarismo. Verificou-se uma concordância nas percepções das díades parentais nos valores e nos EP’s autoritativo e permissivo, surgindo os pais como mais autoritários, e uma concordância de EP´s de ambos os pais pelos filhos, mas não na percepção mães/pais-filhos. Os EP’s percepcionados pelas crianças correlacionam-se com os sintomas de stresse, surgindo a permissividade como o melhor predictor. As crianças referiram maioritariamente a adopção de práticas parentais punitivas, acompanhadas por expressão emocional negativa de pais-crianças e decorrente vivência emocional negativa na criança. Apenas se verificaram diferenças no stresse infantil segundo o tipo de ensino frequentado. Reflexões metodológicas e referentes à revisão de literatura são discutidas.porSocializaçãoFamíliaParentalidadeValoresEstilos parentaisStresse infantilVivência emocional dos filhosDíades mãe-pai e pais-filhosValores, estilos parentais, stresse infantil e vivência emocional dos filhosdoctoral thesis