Amado, NéliaCarreira, Susana2014-02-132014-02-132013-11978-989-8525-24-6AUT: NAM01269; SCA01809http://hdl.handle.net/10400.1/3455As competições, a par de outras atividades matemáticas desafiadoras que se realizam para além da sala de aula, têm vindo a merecer atenção recente por parte da investigação em educação matemática. As competições de caráter inclusivo, como é o caso dos Campeonatos de Matemática Sub 12 e Sub 14, são atualmente encaradas como oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento. Neste estudo elegemos como foco de investigação a relação entre a participação de um aluno com necessidades especiais nestas competições e o seu percurso de aprendizagem e de transformação. Analisando o caso de Rui, com base em dados qualitativos recolhidos ao longo de quatro anos, descrevemos a sua evolução na resolução de problemas, no uso do computador e na sua autoconfiança, face às dificuldades e ao sucesso que experimentou enquanto concorrente.porCompetições matemáticas inclusivasResolução de problemasTecnologiasNecessidades educativas especiaisO contributo da participação numa competição matemática para a aprendizagem de um aluno com necessidades especiais: O caso de Ruiconference object