Castela, Eugénia Maria Dores Maia FerreiraDuarte, Bruno Miguel Nunes2014-10-172014-10-1720122012http://hdl.handle.net/10400.1/5362Hoje, conhecer os clientes é um dos pontos fulcrais das empresas e onde estas despendem cada vez mais recursos, na sua análise. Contudo entender o comportamento dos seus clientes para poder superar as suas expectativas e prolongar tanto quanto possível a sua fidelização não é uma tarefa fácil e muito menos intuitiva. Com a incerteza quanto ao futuro e com um nível muito elevado de concorrência, é fundamental estudar e ter total conhecimento de um bem precioso das empresas, os clientes. Embora o poder negocial destes seja bem distinto comparado com o passado, continua a ser na relação de proximidade e de confiança que prevalece a chave do sucesso.porGestão de empresasClientesPrestação de serviçosPerfilComportamentoPagamentosElevadoresO contributo da análise multivariada no apoio à decisão: um estudo baseado na caraterização de perfis dos clientes da empresa Orona - Algarvemaster thesis