Lameira, FranciscoReis, Mónica Esteves2016-03-162016-03-162016-01-182015http://hdl.handle.net/10400.1/7866Tese de doutoramento, História e Património, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2015O advento da descoberta marítima para a Índia proporcionou a abertura do diálogo cultural da Europa com a Ásia de uma forma mais reiterada que a que se vinha repetindo por terra. Partiu-se de Lisboa em busca dos cristãos perdidos e nesta motivação justificaram-se os actos de cariz economicista. As Ordens Religiosas somam novas almas, crescendo em cristãos e em território nas igrejas improvisadas e pequenas ermidas que se tornariam importantes igrejas. Goa torna-se imponentemente na Roma do Oriente. Em cada navio de Lisboa chegam mais religiosos que irão suportar para a coroa portuguesa o peso das conversões religiosas e a coesão de um território alcançado mas tão longe para ser governado. Constroem-se igrejas e decoram-se os espaços. A arte retabular, catalisador da fé, mostra nas imagens os benefícios da conversão sendo o retábulo seu veículo principal. O retábulo é o representante da fé pela arte, um livro em imagens. Depressa se verifica que este novo território é rico em artesãos hábeis na arte do entalhe que podem assumir as funções dos artistas europeus. A arte retabular indo-portuguesa assume-se como uma arte única, resultado da cooperação artística entre vários tipos de devoção religiosa – as indígenas e a importada – e produziu-se uma forma de arte que não é passível de ser encontrada em qualquer outra parte do mundo português. Nesta tese de doutoramento onde apresentamos o inventário artístico exaustivo dos retábulos do taluka de Tiswadi, iremos demonstrar os processos de produção retabular em Goa, focando a nossa atenção no taluka de Tiswadi, local de chegada dos portugueses a este território e onde se ergueram as mais importantes igrejas da presença portuguesa. Iremos verificar a forma como as conjunturas artísticas se desenvolveram bem como estudar os denominadores de cada conjuntura, analisando as suas soluções formais e iconográficas e enunciar os seus intervenientes.porHistóriaPatrimónioTalha retabularArte orientalDiálogo interculturalInventário artísticoDe Portugal para a Índia. O percurso da arte retabular na antiga provincia do Norte em Goa: inventário artístico do retábulo no Taluka de Tiswadidoctoral thesis101246617