Carreira, Teresa PiresCampos, Raquel da Silva2013-04-012013-04-012011http://hdl.handle.net/10400.1/2644Disssertação de Mestrado, Ciências da Educação e da Formação (Sociologia da Educação e da Formação), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2010O presente trabalho de investigação, desenvolvido no domínio da Educação/Formação de Adultos, centra-se numa abordagem sociológica do processo de aprendizagem desenvolvido pelos adultos em contextos não-formais e informais, ao longo das suas trajectórias pessoais, sociais e profissionais. O objectivo é contribuir para o aprofundamento da compreensão de uma problemática inovadora que lança os seus alicerces numa concepção da aprendizagem que extrapola os limites convencionais da tradição escolar e lança o desafio de novas formas de olhar a educação, inscrita numa perspectiva de Educação e Formação ao Longo da Vida. Na execução do presente trabalho contemplámos a entrevista como instrumento de recolha de informação por se considerar o testemunho do vivido facultado pelos entrevistados um recurso premente em contacto privilegiado com a realidade sob a qual pretendemos nos debruçar. A população informante foi constituída por um conjunto de quinze formadores, com experiência na área da Educação e Formação de Adultos. O estudo empírico, desenvolvido através do método exploratório, tem como ponto de partida quatro questões fundamentais de investigação que convergem para a compreensão do paradigma inerente à educação informal enquanto uma construção social. Os principais resultados do estudo, circunscritos ao respectivo campo de análise e amostra, permitem concluir que: no enquadramento de uma sociedade moderna que angariou o título de Sociedade do Conhecimento e da Informação, as novas exigências e desafios que esta coloca ao indivíduo obrigam à mobilização de meios e de recursos que lhe permitam adaptar-se às mudanças compulsivas que dela brotam. O legado experiencial do indivíduo é invocado nos processos de educação e de formação, ganhando uma força anímica que move uma lógica de ensinar e de aprender e que constitui um patamar de acesso novos conhecimentos os quais convergem no desenvolvimento de competências que aproximam o indivíduo da esfera do quotidiano, das necessidades e demandas que dele emergem, transformando-o e tornando-o mais apto e capaz de se movimentar e intervir no social pessoal num processo de interacção contínuo.porEducação de adultosSociedade do conhecimentoLegado experiencialTransformaçãoCompetências para uma aprendizagem ao longo da vidaConstrução socialA construção social da educação não-formal: novos paradigmas da sociedade do conhecimento - a competência como uma construção socialmaster thesis202202950