Sequeira, Bernardete DiasGuerreiro, Maria ManuelaFerreira, Bruna Pereira2025-08-282025-08-282025-02-04http://hdl.handle.net/10400.1/27614O presente estudo pretende abordar o conceito de internal branding e a sua aplicação no setor das Petshop’s, utilizando como cenário empírico a empresa Cãovívio Petshop. O internal branding consiste num conjunto de estratégias e práticas que são implementadas internamente nas organizações com o objetivo de alinhar os seus colaboradores com a identidade, valores e objetivos das mesmas. Este alinhamento é crucial para assegurar uma experiência de marca consistente e positiva para os colaboradores. A investigação foi conduzida através de um estudo de carácter metodológico misto, qualitativo e quantitativo. Foi realizada uma entrevista semiestruturada Diretora de Recursos Humanos e aplicado aos clientes um inquérito por questionário. O objetivo principal desta investigação é perceber se as práticas de internal branding da empresa Cãovívio Petshop se refletem na precessão dos clientes sobre a marca da mesma. Uma das principais conclusões do estudo reforça a importância do internal branding como abordagem essencial para fortalecer a identidade da marca e a cultura organizacional. Os resultados indiciam que a implementação de estratégias de internal branding, na empresa em análise, como por exemplo a formação, programas de benefícios internos e o reforço da cultura organizacional, refletem-se no seu desempenho dos colaboradores e, por conseguinte, numa experiência do cliente mais consistente e positiva.The present study aims to address the concept of internal branding and its application in the pet shop sector, using the empirical context of the company Cãovívio Petshop. Internal branding consists of a set of strategies and practices implemented internally within organizations to align employees with the organization’s identity, values, and objectives. This alignment is crucial to ensuring a consistent and positive brand experience for employees. The research was conducted through a mixed-methodological study, both qualitative and quantitative. A semi-structured interview was conducted with the Human Resources Director, and a questionnaire survey was applied to the customers. The primary objective of this research is to understand whether the internal branding practices of Cãovívio Petshop are reflected in the customers’ perception of the brand. One of the main conclusions of the study reinforces the importance of internal branding as an essential approach to strengthening brand identity and organizational culture. The results suggest that the implementation of internal branding strategies in the analyzed company—such o training, internal benefits programs, and reinforcement of organizational culture—has an impact on employee performance and, consequently, leads to a more consistent and positive customer experience.porBrandingInternal brandingEmployer brandingIdentidade da marcaSatisfação do clientePetshopInternal branding – estudo exploratório numa petshopmaster thesis203949714