Almeida, RuiAbrantes, AntónioRibeiro, LuísAzevedo, Kevin2020-10-202020-10-202020Almeida, R. P., Abrantes, A., Ribeiro, L. P., & Azevedo, K. (2020). Potenciar as Oportunidades de Aprendizagem e de Empregabilidade em Contexto de Ensino Clínico. In Jesus, S. (Org). Inovação e Partilha Pedagógica na UAlg (pp. 105-108). Faro: Universidade do Algarve. ISBN:978-989-8859-96-9http://hdl.handle.net/10400.1/14787O atual modelo de ensino da licenciatura em imagem médica e radioterapia (IMR) surgiu sob o pretexto da convergência europeia e do modelo europeu, sobretudo no que diz respeito à mobilidade internacional, à empregabilidade na união europeia e à confluência dos países que integram a EFRS (European Federation of Radiographers Societies), sendo que, em Portugal, resultou num modelo de fusão de três formações prévias (Medicina Nuclear, Radiologia e Radioterapia) (Abrantes, 2019). Considerando que se está perante um modelo de formação com uma marcada componente prática, sobretudo através da realização de ensinos/estágios clínicos de duração variável em ambiente essencialmente hospitalar, é necessária a adoção de estratégias específicas focadas no processo de ensino-aprendizagem deste grupo singular de estudantes, com o objetivo de estimular a sua abordagem durante o período de tirocínio, promovendo a formação de profissionais de saúde de excelência e a sua respetiva empregabilidade.porPotenciar as oportunidades de aprendizagem e de empregabilidade em contexto de ensino clínicobook part