Coelho, Ana Cristina Hurtado MatosSampaio, Catarina Caliço2025-07-172025-07-172024-12-13http://hdl.handle.net/10400.1/27439O presente relatório de investigação, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo de 2023/2024, tem como título “Comparar as emoções das crianças em atividades realizadas na sala com as emoções em atividades realizadas nos espaços exteriores”. A investigação decorreu numa sala de jardim de infância, de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), na cidade de Tavira, com um grupo de 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. A educação deve promover sempre o desenvolvimento harmonioso da criança e, por isso, considerei que a valorização das emoções e a realização de atividades no espaço exterior seriam contributos importantes para abordar com as crianças do grupo. Assim, este estudo teve como objetivos avaliar as emoções das crianças nas diferentes atividades, realizando atividades no espaço exterior e dentro da sala de atividades, e perceber se a realização de atividades no espaço exterior altera o comportamento das crianças de forma positiva. Para esta investigação foi utilizada uma metodologia qualitativa, onde fui observadora participante, realizei uma entrevista à educadora do grupo, implementei seis atividades, fiz registos fotográficos e ainda gravações de vídeo. As atividades que implementei permitiram desenvolver competências em vários domínios das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) e as crianças representaram as suas emoções através da escolha de monstros com cores com base na história “O monstro das cores” da autora Anna Llenas. Assim, através das seis atividades implementadas com as crianças, consegui concluir que as que foram realizadas no interior da sala de atividades despertaram, em geral, melhores emoções nas crianças do que as que foram realizadas no espaço exterior. Ao analisar as razões pelas quais as crianças escolheram determinada cor para representar as emoções sentidas na realização das atividades, pude inferir que nem sempre era o espaço onde as atividades eram realizadas que influenciava as emoções das crianças, mas sim a compreensão das mesmas, conseguirem ou não realizar a atividade, gostarem ou não da atividade, e se era realizada de forma individual ou em grupo. Posto isto, posso concluir que os padrões observados para as manifestações associadas a emoções, foram: 1. Gostarem ou não gostarem da atividade; 2. Terem dificuldades ou não terem na realização da atividade; 3. Perceberem ou não perceberem os materiais que tinham de utilizar e o que tinham de fazer; 4. Ganharem ou perderem os jogos de equipa; 5. Gostarem ou não da forma como a atividade foi realizada (individualmente ou em grupos). Ao observar o comportamento das crianças a realizarem as atividades nestes dois ambientes pude observar que existem outros aspetos a ter em consideração na avaliação das emoções porque constatei que nas atividades realizadas no espaço exterior as crianças se apresentam mais divertidas, realizavam as atividades de forma mais rápida mostrando-se assim mais autónomos e independentes.This research report, developed as part of the Supervised Teaching Practice unit during the academic year 2023/2024, is titled “Comparing Children's Emotions in Activities Conducted Indoors versus Outdoors.” The research was carried out in a kindergarten classroom within a Private Social Solidarity Institution (IPSS) in Tavira, involving a group of 20 children aged between 3 and 5 years. Education should always promote the harmonious development of the child. Therefore, I considered that emphasising emotions and engaging in outdoor activities would be significant contributions to address with the children in the group. Thus, this study aimed to evaluate children's emotions in different activities, carrying out activities in the outdoor space and inside the activity room, and to understand whether carrying out activities in the outdoor space changes children's behavior in a positive way. For this research, a qualitative methodology was employed. I acted as a participant observer, conducted an interview with the group’s educator, implemented six activities, took photographic records, and made video recordings. The activities were designed to develop skills across various domains of the Curricular Guidelines for Pre-School Education (OCEPE), and the children expressed their emotions by choosing coloured monsters based on the story “The Colour Monster” by Anna Llenas. From the six activities conducted with the children, I concluded that those held indoors generally elicited more positive emotions compared to those conducted outdoors. When analysing why children selected specific colours to represent their emotions during the activities, I inferred that the location of the activities was not always the determining factor. Instead, it was the children’s understanding of the task, their ability to complete it, their enjoyment of the activity, and whether it was performed individually or in a group that influenced their emotions. Thus, the observed patterns for emotions were: 1. Liking or disliking the activity; 2. Having difficulties or not having difficulties in completing the activity; 3. Understanding or not understanding the materials and the task; 4. Winning or losing team games; 5. Liking or disliking how the activity was conducted (individually or in groups). In observing the children’s behaviour during these activities in both environments, I noted that other aspects should be considered in evaluating emotions. I observed that in outdoor activities, the children appeared more engaged, performed the tasks more quickly, and demonstrated greater autonomy and independence.porEducação pré-escolarAtividades práticasEmoçõesEspaço exteriorSala de atividadesComparar as emoções das crianças em atividades realizadas na sala com as emoções em atividades realizadas nos espaços exteriores.master thesis203876466