Monteiro, RuteGuerreiro, Cristina Alexandra Roberto Palma2013-03-132013-03-132011371.13 GUE*Con Cavehttp://hdl.handle.net/10400.1/2570Dissertação de mest., Didática e Inovação no Ensino das Ciências (Biologia/Geologia), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011Este trabalho de investigação tem como finalidade o estudo aprofundado do conhecimento profissional de duas professoras de Ciências Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico, durante a lecionação da unidade didática “Alimentação e Digestão - Sistema Digestivo”, no 9º ano de escolaridade. Com o intuito de compreender os tipos de conhecimento em ação das duas professoras sujeitos de estudo deste trabalho, professora Clara e professora Alice, fez-se um estudo de caso do tipo instrumental que se baseou no modelo teórico de Ball et al. (2008). Fez-se, então, uma adaptação deste modelo, relativo aos diversos tipos de conhecimentos evidenciados pelas professoras de ciências no decurso das suas aulas, que se enquadram nas seguintes categorias: Conhecimento Comum do Conteúdo, Conhecimento Especializado do Conteúdo e Conhecimento do Horizonte das Ciências, no domínio do Conhecimento do Conteúdo, e Conhecimento do Conteúdo e do Ensino, Conhecimento do Conteúdo e dos Alunos e Conhecimento do Conteúdo e do Currículo, no âmbito do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.spaConhecimento profissional dos professoresAlimentação e digestãoEnsinoTipos de conhecimentoConhecimento em açãoConhecimento profissional dos professores de ciências naturais do 3º CEB no âmbito da unidade didática "Alimentação e digestão - sistema digestivo"master thesis202202437