Lopes, António Manuel BernardoLaranjeira, Ângela Sofia Luís2017-09-262017-09-262017-02-212016http://hdl.handle.net/10400.1/10027Dissertação de mestrado, Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017O presente relatório, parte integrante da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, oferece uma reflexão crítica acerca da prática pedagógica. Para além de uma discussão das aprendizagens adquiridas, apresenta-se uma investigação desenvolvida no âmbito das expressões artísticas e físico-motoras, que explora as motivações, perspetivas e interpretações dos docentes relativas a esta área curricular. No decorrer do estágio profissional no 1.º Ciclo, verificou-se que as expressões artísticas não têm assegurada uma presença consistente na sala de aula. Atualmente, vivem-se nas escolas limitações ocasionadas pelas constantes mudanças nos processos de desenvolvimento e gestão curricular. O professor acaba por ser pressionado a alcançar os objetivos dos programas e das metas curriculares nas áreas da língua portuguesa e da matemática, correndo o risco de descurar o trabalho a desenvolver no domínio das expressões. Este estudo visa investigar a relação existente entre as perspetivas dos professores e as suas práticas pedagógicas de âmbito artístico. Conta com uma metodologia mista que envolve as vertentes quantitativa e qualitativa, sendo que a primeira se concretizou através da aplicação de um questionário e a segunda através de uma entrevista semiestruturada, ambos dirigidos aos docentes. Embora ao nível das metas curriculares esteja consagrado o ensino equitativo das diferentes vertentes das expressões (musical, dramática, plástica e físico-motora), o estudo revela que existe um desequilíbrio no modo os docentes as trabalham na sala de aula (com maior incidência sobre a expressão plástica em detrimento das restantes), o que pode colocar em causa a formação do aluno, uma vez que as quatro são consideradas essenciais para o desenvolvimento psicológico, afetivo e social da criança. Além disso, verifica-se que existe ainda um outro desequilíbrio face às restantes áreas curriculares e que resulta das perceções que os docentes têm das artes e das atividades físico-motoras.porArtesExpressões artísticas e físico-motorasConceções dos professoresPráticas pedagógicasEnsino do 1.º CicloAs expressões artísticas e físico-motoras no 1.º ciclo: perspetivas e motivações dos docentesmaster thesis201712555