Almeida, H.Santos, Carina Filipa Martinho dos2020-02-102020-02-102019-07-10http://hdl.handle.net/10400.1/13483Um processo de acreditação hospitalar envolve mudanças estruturais e organizacionais com vista a garantir a segurança dos utentes e padrões de qualidade reconhecidos. Os profissionais de saúde são elementos fundamentais na implementação do processo. Tendo a satisfação profissional como um indicador indireto da qualidade dos cuidados prestados, importa explorar a perceção dos profissionais acerca da estruturação do ambiente laboral, papéis desempenhados e suporte recebido. O principal objetivo deste estudo foi avaliar a relação do Empowerment, do Stresse de Papel e do Suporte Social com a Satisfação no Trabalho dos profissionais de saúde, durante o processo de implementação de um sistema de acreditação hospitalar. Através de um design longitudinal, foram feitas duas aplicações dos mesmos questionários a profissionais de saúde de dois hospitais privados, em dois momentos distintos: período pré-acreditação e período pós-acreditação (+ 7 meses). A análise dos dados foi feita através do Software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), versão 25 e do Software STATA (Statistics and Data Science), versão 13. Os resultados demonstraram a relação significativa entre todas as variáveis, nomeadamente o efeito preditivo do Empowerment, do Stresse de Papel e do Suporte Social na Satisfação no Trabalho. Foi ainda demonstrado o efeito mediador do Empowerment Global na relação entre o Suporte Social e a Satisfação Profissional. Da primeira aplicação (pré-acreditação) para a segunda aplicação (pós-acreditação) verificou-se um aumento significativo do Empowerment (Estrutural e Global) e do Suporte Social dos Pares, e uma diminuição significativa do Stresse de Papel (Ambiguidade). A partir dos resultados obtidos, poderá ser desenvolvido um conjunto de estratégias, nomeadamente a criação de ambientes de trabalho que possibilitem o acesso a determinadas estruturas, a definição e clarificação de papéis, e a promoção de suporte dos profissionais dentro da instituição, de modo a garantir a satisfação no trabalho e a qualidade dos cuidados prestados.A hospital accreditation process involves structural and organizational changes in order to ensure the patient’s safety and recognized quality standards. Health professionals are key elements in the implementation of the process. Having professional satisfaction as an indirect indicator of the quality of care provided, it is important to explore professionals' perceptions about the structuring of the environment in which they work, roles played and received support. The aim of this study was to evaluate the relationship between Empowerment, Role Stress and Social Support with Job Satisfaction of health professionals, throughout a hospital accreditation process. In a longitudinal design, two applications of the same questionnaires were applied to health professionals from two private hospitals, in two different moments: pre-accreditation period and post-accreditation period (+ 7 months). Data analysis was performed by the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), version 25 and the Statistics and Data Science (STATA), version 13. The results demonstrated a significant relationship between all variables, namely the predictive effect of Empowerment, Role Stress and Social Support in Job Satisfaction. It was also demonstrated the mediating effect of Global Empowerment on the relationship between Social Support and Job Satisfaction. From the first application (pre-accreditation period) to the second application (post-accreditation period) data showed a significant increase of Empowerment (Strutural and Global) and Social Support, and a significant decrease of Role Stress (Ambiguity). From the results obtained, a set of strategies can be developed, like the creation of work environments that allow the access to certain structures, roles definition and clarification, and the promotion of support to the professionals within the institution in order to ensure job satisfaction and quality of care.porSatisfação profissionalEmpowermentStresse de papelSuporte socialAcreditação hospitalarProfissionais de saúdeEmpowerment, stresse de papel, suporte social e satisfação no trabalho: um estudo realizado com profissionais de saúde portuguesesmaster thesis202276643