Monteiro, RuteGonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha DionísioGuilherme, Nuno Ricardo da Silva2024-04-042024-04-042023-11-28http://hdl.handle.net/10400.1/20584O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do ensino básico CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, teve como objetivo apresentar e refletir sobre a intervenção educativa realizada numa turma do 2.º ciclo de escolaridade, numa escola localizada em Tavira. A intervenção foi baseada na temática deste relatório que aborda a utilização do modelo 5E na avaliação de uma aplicação educacional sobre a Águia-imperial-ibérica: Aprendizagens dos alunos do 2.º CEB. O grupo de alunos participantes, designado de Turma CN, era constituída por 21 alunos, sendo seis do género feminino e quinze do género masculino. A planificação foi estruturada em dez fases, que decorreram em quatro aulas, divididas em tempos de cinquenta minutos, iniciando-se com um questionário individual, para identificar as conceções prévias dos alunos sobre o referido tema. Nesta investigação foram utilizados como técnicas e instrumentos de recolha de dados: o inquérito por questionário, o registo das produções dos alunos, heteroavaliação, autoavaliação dos alunos e a observação participante em sala de aula, numa experiência de aprendizagem ativa e colaborativa, com o objetivo de compreender a importância da diversidade dos seres vivos e as suas interações com o meio ambiente, permitindo a obtenção de respostas às questões e objetivos de investigação. O presente estudo mostrou que o Modelo de Ensino 5E foi uma abordagem eficaz para a aprendizagem de conteúdos científicos. Por outro lado, o uso do modelo na adaptação da aplicação educativa da Águia-imperial-ibérica permitiu aos alunos aprenderem de uma forma ativa e significativa, estando os alunos motivados para explorarem a aplicação, através do uso da gamificação e de atividades lúdicas desafiantes. Além disso, mantiveram-se interessados no tema e conseguiram compreender melhor os conceitos científicos envolvidos.This report of Supervised Teaching Practice of the Master in Teaching of the 1st cycle of basic education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd cycle of basic education, of the School of Education and Communication of the University of Algarve, aimed to present and reflect on the educational intervention carried out in a class of the 2nd cycle of schooling, in a school located in Tavira. The intervention was based on the theme of this report that portrays the use of the 5E model in the evaluation of an educational application on the Iberian Imperial Eagle: Learning of students of the second cycle of basic education. The group of participating students called Class CN, involving twenty-one students, six female and fifteen males. The planning was structured in ten phases, which took place in four classes, divided into fifty-minute times, starting with an individual questionnaire, to identify the students' previous conceptions on the subject. In this research were used as techniques and instruments of data collection: the survey by questionnaire, the recording of the students' productions, hetero-evaluation, self-evaluation of the students and the participant observation in the classroom, in an active and collaborative learning experience, with the objective of understanding the importance of the diversity of living beings, their interactions with the environment. Obtainment of answers to the questions and objectives of investigation. The present study showed that the 5E Teaching Model was an effective approach to learning scientific content. The use of the model in the adaptation of the educational application of the Iberian-imperial-eagle allowed the students to learn in an active and meaningful way. Students were motivated to explore the application through the use of gamification and challenging playful activities, remained interested in the topic and were able to better understand the scientific concepts involved.porBiodiversidadeModelo de ensino 5eAplicação educacionalÁguia-imperial-ibéricaA utilização do modelo 5E na avaliação de uma aplicação educacional sobre a Águia-imperial-ibérica: aprendizagens dos alunos do 2.º ciclo do ensino básicomaster thesis203437721