Machado, Carla Sofia GuerreiroCalado, Pedro Manuel Maia de Oliveira MartinsBelchior, Tamára Dias2025-01-162025-01-162024-04-30http://hdl.handle.net/10400.1/26639A importância da identidade visual de marca para um produto, empresa e/ou serviço tem vindo a ser reconhecida como um elemento crucial para o sucesso da comunicação e eficácia dos negócios, podendo até ser considerada uma decisão essencial. Num contexto globalizado, caracterizado por uma ampla diversidade de oferta de produtos e serviços, a identidade visual da marca desempenha uma missão exigente ao garantir o contraste, a diferenciação, o reconhecimento e o posicionamento em relação aos concorrentes, em diferentes contextos de utilização e diversas culturas. A imagem de marca corresponde à perceção pública de uma empresa, produto ou serviço, resultante de um conjunto de experiências sensoriais, vivências e opiniões provenientes do contacto direto ou mediado com a marca. O presente projeto de investigação tem como objetivo final a construção da identidade visual de uma marca de sportswear para atividades offroad. Na fase inicial, foi realizada uma investigação sobre vários conceitos relacionados com a marca, incluindo definições de marca, branding e marketing. Seguidamente, numa segunda fase igualmente relevante, foram analisados conceitos relativos à criação e desenvolvimento de uma marca, tais como posicionamento, visão, missão, valores e a importância da escolha do nome e do slogan. A parte final desta revisão da literatura aborda os conceitos relacionados com identidade visual. Para complementar esta investigação, foram analisados três estudos de caso, selecionados por apresentarem semelhanças com a marca em estudo. Por fim, apresenta-se o projeto desenvolvido, explicando todos os seus passos com base na investigação anteriormente realizada, culminando na proposta de identidade visual para esta marca. Este projeto incorporou metodologias intervencionistas e não intervencionistas. Como métodos não intervencionistas, incluem-se toda a revisão da literatura realizada, os questionários aplicados e os estudos de caso analisados. Por outro lado, como métodos intervencionistas, destaca-se o desenvolvimento da componente de design de identidade visual da marca "Cabra Offroad", que constitui parte dos resultados deste projeto investigativo, juntamente com alguns princípios de design de identidade visual.The importance of visual brand identity for a product, company and/or service has been recognized as a crucial element for successful communication and business effectiveness, and can even be considered an essential decision. In a globalized context, characterized by a wide range of products and services on offer, the brand's visual identity plays a demanding role in ensuring contrast, differentiation, recognition and positioning in relation to competitors, in different contexts of use and diverse cultures. Brand image corresponds to the public perception of a company, product or service, resulting from a set of sensory experiences, experiences and opinions arising from direct or mediated contact with the brand. The final aim of this research project is to build the visual identity of a sportswear brand for offroad activities. In the initial phase, research was carried out into various concepts related to the brand, including brand definitions, branding and marketing. Then, in an equally relevant second phase, concepts relating to the creation and development of a brand were analyzed, such as positioning, vision, mission, values and the importance of choosing a name and slogan. The final part of this literature review looks at concepts related to visual identity. To complement this research, three case studies were analyzed, selected because they had similarities with the brand under study. Finally, the project developed is presented, explaining all its steps based on the research previously carried out, culminating in the visual identity proposal for this brand. This project incorporated both interventionist and non-interventionist methodologies. Non-interventionist methods include the entire literature review, the questionnaires applied and the case studies analyzed. On the other hand, as interventionist methods, we highlight the development of the visual identity design component of the “Cabra Offroad” brand, which forms part of the results of this research project, along with some visual identity design principles.porIdentidade visualMarcaOffroadBrandingDesignProcesso de criação da identidade visual de uma marca sportswear para offroadmaster thesis203717490