Cardoso, PauloPimpão, Laura Margarida Alvelos2016-12-152016-12-152015-12-182015http://hdl.handle.net/10400.1/8850Tese de doutoramento, Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015O principal objetivo desta pesquisa foi estudar o significado do trabalho e relações sociais pessoais de pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID). Consideraram-se diferenças de resultados em função das variáveis demográficas género e tipologia de emprego (emprego protegido e emprego normal). Foram entrevistados 40 participantes integrados em regime de emprego protegido e em regime de emprego normal. As respostas a entrevistas semiestruturadas foram analisadas usando a Consensual Qualitative Research (Hill, Thompson, & Williams, 1997). Os resultados evidenciaram oito domínios referentes ao significado do trabalho na vida das pessoas com DID: (1) Conceções de trabalho; (2) Razões para trabalhar; (3) O que aprendeu com a família sobre trabalho; (4) Satisfação face ao trabalho; (5) Insatisfação face ao trabalho; (6) Barreiras da carreira; (7) Apoios da carreira; (8) Planos de carreira. Sobressaem igualmente quatro domínios relativos às relações pessoais das pessoas com DID: (1) Relações pessoais e trabalho; (2) Relações pessoais e família; (3) Relações Pessoais no geral; (4) Convívio nos tempos livres. Os resultados revelaram que, tipicamente, as pessoas com DID salientam o conceito e importância do trabalho associado ao facto deste promover autonomia, independência, subsistência do próprio e da família, autonomia financeira, sentimento de utilidade, bem-estar, ocupação e rotina (Resultado), traduzindo as aprendizagens que fizeram com os seus familiares significativos. Á semelhança das pessoas em geral, o estudo reenvia para a centralidade do trabalho na pessoa com DID, que decorre do facto do trabalho facilitar a autodeterminação, cumprindo igualmente necessidades de sobrevivência. Já os resultados do estudo das relações sociais pessoais salientam a importância do trabalho enquanto contexto de promoção da inclusão social. Os relacionamentos e o convívio estabelecidos com os colegas de trabalho contribuem para combater o isolamento social e promover sentimento de pertença, sendo a única oportunidade de interação social para algumas destas pessoas. Em ambos os estudos não se observam diferença relevantes de género e de tipologia de emprego.porSignificado do trabalhoRelações sociais pessoaisDificuldades intelectuais e desenvolvimentaisDiferenças de tipologia de empregoDiferenças de géneroSignificados de trabalho em pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais: emprego protegido vs emprego normaldoctoral thesis101479905