Monteiro, RuteBalancho, Ana Filipa Loureiro da Silva2018-05-252018-05-2520122012http://hdl.handle.net/10400.1/10660Com este estudo pretende-se aceder às crenças e práticas sobre avaliação de quatro professores de Ciências Naturais do 9º ano de escolaridade, relativamente à unidade didática “Alimentação e Digestão - Sistema Digestivo”, tendo em conta o Instrumento de Crenças de Monteiro (2006) e pesquisa bibliográfica relativa ao conceito de avaliação (das aprendizagens dos estudantes). Recorreu-se a uma metodologia do tipo qualitativo, estudando em profundidade quatro casos (professores), utilizando-se como instrumentos de recolha de informação: a entrevista, a observação de aulas e artefactos (testes, …). Para além da análise destas crenças e práticas sobre avaliação, reformulouse/ reelaborou-se o mencionado Instrumento, introduzindo novos indicadores resultantes do estudo integrado da revisão da literatura a respeito de avaliação e da prática observada dos quatro professores de Ciências Naturais.porCrençasPráticaAvaliaçãoAprendizagemTendências didáticticasDigestãoCrenças dos professores de ciências sobre avaliação do processo de ensino e aprendizagem do sistema digestivomaster thesis