Vilhena, Carla CardosoGuerreiro, Alexandra Manuela Cardoso2016-03-022016-03-0220142014http://hdl.handle.net/10400.1/7768Dissertação de mestrado, Ciências da Educação e da Formação (Observação e Análise da Relação Educativa), Faculdade de Ciências Humanas e Socias, Universidade do Algarve, 2014Através do presente estudo pretendeu-se contribuir para a compreensão da realidade profissional dos auxiliares de ação educativa, em contexto de educação de infância. Mais concretamente, este trabalho teve como principal objetivo compreender qual a perceção que este grupo de profissionais possuía do seu papel enquanto agente educativo, assim como perceber a importância que atribuíam à formação para o desempenho das suas funções. Neste sentido, foi realizado um estudo de caso, numa instituição de educação de infância, tendo sido realizadas entrevistas a dez auxiliares de ação educativa. Os resultados obtidos através da realização deste estudo permitiu perceber que estes profissionais têm funções específicas nestes contexto educativo divergindo de outros níveis educativos. Os auxiliares de ação educativa no contexto de educação de infância desempenham funções de auxílio nas atividades pedagógicas e colaboram no funcionamento dos estabelecimentos de ensino assegurando as questões de segurança e higiene e limpeza. Também se conclui que a formação profissional e contínua assume-se como crucial no desenvolvimento profissional destes profissionais e constitui um elemento fundamental para um serviço de qualidade dos estabelecimentos de ensino.porEducação de infânciaAuxiliares de ação educativaQualidade do ensinoFormação profissionalFormação contínuaA perceção do papel educativo dos auxiliares de ação educativa na educação de infânciamaster thesis202469220