Araujo, Denize CorreaReia-Baptista, Vítor2015-09-152015-09-152015-06978-989-8472-71-7http://hdl.handle.net/10400.1/6760Trabalho de Pos-Doc na UAlg - CIACEsta pesquisa objetiva analisar três interesses fundamentais: refletir sobre o papel dos diversos tipos de memória contemplados nas imagens fílmicas contemporâneas, que, hipoteticamente, nos manipulam e seduzem, impondo seus elementos; problematizar o debate entre a pretensa objetividade e as subjetividades presentes nos filmes escolhidos, ficcionais ou documentais, contrapondo os que usam relatos, testemunhos ou entrevistas aos que narram em terceira pessoa; e questionar o papel da ética e da estética, sendo que a primeira estaria mais presente nos diálogos e argumentos do filme e a segunda em suas imagens. O primeiro interesse diz respeito ao título do projeto, questionando se as imagens a serem analisadas refletem os períodos ditatoriais históricos ou são auto-suficientes para se afirmarem e para moldarem nossos conceitos. Considerando que as imagens nos filmes serão, no futuro, as memórias das ditaduras, analiso os diversos conceitos de memória apontados pelos teóricos selecionados para esta pesquisa. O segundo interesse se refere ao subtítulo do projeto, no qual cito as subjetividades inerentes às imagens formadoras de memórias, no sentido de questionar se existe objetividade e imparcialidade mesmo em documentários que se denominam retratos fiéis da realidade, ou se há sempre, mesmo que imperceptivelmente, uma subjetividade velada, manifestando-se através das escolhas das caracterizações de personagens, dos enfoques, dos close-ups, e até da seleção de atores.porCinemaMemóriaImagens e memórias das ditaduras: subjetividades est(ética)sbook