Mendes, JúlioAzipagrah, Doreen2022-09-082022-09-082022-01-06http://hdl.handle.net/10400.1/18235Vários estudos acadêmicos têm-se focalizado nas experiências memoráveis no sector do turismo. Ao longo dos últimos anos, termos tais como experiência do cliente, experiência memorável e experiência turística, têm sido o tema de discussão na literatura de turismo, tornando-se o centro das atenções para a pesquisa e gestão do turismo atual. À medida que os estudos acadêmicos continuam a crescer em torno deste novo paradigma da relação entre o sucesso do turismo e as experiências memoráveis, mais contributos vão surgindo no sentido da compreensão das questões essenciais que transformam certas experiencias em experiências fantásticas, espetaculares e, o que é mais importante, memoráveis. Com base numa projeção futura, estima-se que o Gana, até ao ano de 2027, deverá receber cerca de 4, 3 milhões de turistas internacionais, o que significa a obtenção de receitas turísticas no valor de 8, 3 bilhões de dólares por ano. Neste sentido, é importante reflectir sobre o que poderá ajudar o país a attender e satisfazer melhor os seus turistas, garantindo que eles tenham uma experiência memorável e, assim, regressem ao destino turístico. Do ponto de vista dos negócios e do crescimento econômico, há a necessidade de a indústria do turismo de Gana fornecer uma experiência memorável ao cliente. O objetivo geral do presente estudo estudo foi avaliar a experiência de turismo memorável dos turistas no Gana. Para além deste, foram identificados dois objetivos específicos. O primeiro objetivo foi fornecer analisar as dimensões da experiência memorável dos clientes e o processo da criação de valor. O segundo objetivo do estudo foi examinar a influência das dimensões da experiência memorável dos clientes na memória e na lealdade dos turistas ao destino turístico. Para dar início ao trabalho, foi desenvolvida uma revisão detalhada da literatura académica recentemente publicada em jornais científicos. Foram identificados e analisados os conceitos emergentes tais como experiência do cliente, experiência memorável, experiência turística e cocriação de valor. Com base na naturesa exploratória do estudo, foram considerados dois métodos de análise o que consubstancia uma abordagem de pesquisa mista, em virtude da utilização de metodos quantitativos e qualitativos. Uma amostra de 240 respondentes foi selecionada para o propósito deste estudo. Um total de 170 entrevistas foi usado num segundo momento de análise da problemática. No processo de selecção dos respondentes para o estudo, foram utilizadas técnicas de amostragem probabilística e não probabilística. Especificamente, a amostragem aleatória simples, bem como a amostragem intencional e de conveniência foram adotadas. A recolha inicial de dados para o estudo foi feita por meio de um questionário. Os questionários foram elaborados com base nos objetivos do estudo e na revisão da literatura. Os questionários foram enviados via e-mail e plataformas de WhatsApp com o consentimento dos participantes. A análise dos dados foi feita com a utilização do SPSS para os dados quantitativos e a análise de conteudo para as entrevistas. Os resultados das entrevistas enfatizaram e mostraram que as dimensões da experiência memorável dos clientes e da “criação de valor” na indústria do turismo incluíam hedonismo, refrescância, cultura local, significado, conhecimento, envolvimento e novidade. Sobre a influência das dimensões da experiência memorável dos clientes nas suas memórias e lealdade, os resultados evidenciaram que todas as sete dimensões influenciaram os clientes no que diz respeito às suas memórias e lealdade. O estudo mostrou que todos os inquiridos consideram que as sete dimensões podem ser adotadas na conceção de ferramentas promocionais para a indústria do turismo. Por último foram reconhecidas as limitações do estudo e tecidas algumas recomendações sobre o que deve ser feito nesta matéria para benefício do turismo no Gana.Over the years, these terms; customer experience (CX), memorable experience (ME), tourism experience (TE), have been the topic for discussion in the tourism literature, making it the centre of attention for current tourism research and management. As academic studies continue to grow and in examining tourism as a function of memorable experiences (ME), more research is being conducted to uncover the essence of what exactly makes certain experiences fantastic, over the top, spectacular, and most importantly, memorable. In recent times, some scholars have tried to explore the essence of memorable experience; however, the findings have not been comprehensively able to explore the process of experiencing research. The purpose of the study was to assess customers‟ memorable tourism experience in Ghana. The study was guided by two specific objectives. The first objective was to provide insights into the dimension of customers‟ memorable experience and value creation. And the second objective of the study was to examine the influence of the dimensions of customers‟ memorable experience on their memories and loyalty. The researcher employed the mixed research approach where both the quantitative and the qualitative approaches were used. A sample size of 240 respondents was selected for the purpose of this study. A total of 170 respondents was used in the end due to the current pandemic all over the world. In selecting the respondents for the study, the researcher used sampling techniques from both probability and non-probability sampling. Specifically, simple random sampling as well as purposive and convenience sampling were adopted. The collection of data for the study was done through a questionnaire as the data collection tool. Questionnaires were designed based on study objectives, research questions and reviewed literature. Questionnaires were sent via emails and WhatsApp platforms with the consent of participants. The analysis of the data was done with the use of SPSS for the quantitative data whilst thematic data analysis was used for the qualitative data. The results showed that the dimensions of customers‟ memorable experience and ‟value creation‟ in tourism industry included hedonism, refreshment, local culture, meaningfulness, knowledge, involvement, and novelty. On the influence of the dimensions of customers‟ memorable experience on their memories and loyalty, the results showed that all the seven dimensions had an influence on the customers with regards to their memories and loyalty. The researcher found that all the respondents were of the view that the seven dimensions could be adopted in designing promotional tools for the tourism industry. The researcher then made some recommendations to help promote tourism in Ghana.engCustomer experienceMemorable experienceTourism experienceAn assessment of tourism customers’memorable experience in Ghanamaster thesis202944190