Nunes, CristinaGonçalves, Andrea Miquelina de Sousa2019-07-102019-07-102019-04-122019http://hdl.handle.net/10400.1/12640A presente investigação teve por objetivo analisar as diferenças e semelhanças nas competências parentais percebidas em pais de famílias em risco psicossocial e na população geral (estudo um) assim como, o impacto de uma intervenção grupal nas competências parentais em pais em risco psicossocial (estudo dois). No estudo um foram analisadas as características de 181 famílias da região do Algarve sendo que, 65 destes participantes integraram o grupo de risco, cujo os filhos beneficiam de uma medida de promoção e proteção nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens. Os restantes 116 participantes representaram o grupo geral e sem risco psicossocial conhecido. Relativamente ao estudo dois, foram entrevistadas 13 famílias do concelho de Vila Real de Santo António, que participaram no programa de formação parental. Em ambos os estudos utilizámos o Questionário Sociodemográfico e Familiar e a Escala de Competência Parental Percebida. Os resultados encontrados no estudo um sugerem que, as famílias em risco tinham uma elevada perceção ao nível da eficácia e uma baixa perceção no seu papel parental comparativamente às famílias da população geral. As famílias de risco encontravam-se em precariedade económica e laboral, possuindo um nível educativo baixo. Por outro lado, as famílias da população geral num 80% eram biparentais, com um nível educativo medio-alto e encontravam-se empregados. Relativamente ao estudo dois concluiu-se que, após a intervenção do programa de formação parental os participantes revelaram-se mais satisfeitos com o seu papel de pais, contudo, os resultados não foram estatisticamente significativos. São discutidas as características do programa e apresentadas sugestões para o tornar mais efetivo e alcançar níveis mais elevados de satisfação parental dos participantes.The present study aimed to analyze the differences and similarities in parental competences perceived in parents of families at psychosocial risk and in the general population (study one) as well as the impact of a group intervention on parental competences in parents at psychosocial risk (study two). In the study one was analyzed the characteristics of 181 families in the Algarve region, and 65 of these participants were included in the risk group, whose children benefit from a promotion and protection measure in the Commissions for the Protection of Children and Young People. The remaining 116 participants represented the general group with not known psychosocial risk. Regarding study two, 13 families from Vila Real de Santo António were interviewed and participated in the parental training program. In both studies we used the Sociodemographic and Family Questionnaire and the Parental Sense of Competence Scale. The results found in study one suggests that families at risk had a high perceived efficacy and a low perception in their parental role compared to families of the general population. The families at risk were in economic and labor precariousness, having a low educational level. On the other hand, the families of the general population in 80% were biparental, with a medium-high educational level and were employed. Regarding the study two, it was concluded that, after the intervention of the parental training program, the participants were more satisfied with their role as parents, however, the results were not statistically significant. The characteristics of the program are discussed, and suggestions are made to make it more effective and reach higher parental satisfaction levels.porCompetências parentais percebidasEficácia parentalFamílias em risco psicossocialProgramas de formação parentalSatisfação parentalCompetências parentais percebidas em famílias em risco psicossocial e na população geralmaster thesis202246531