Rassal, CarimoJoaquim, Catarina Isabel Martins2023-03-312023-03-312022-12-20http://hdl.handle.net/10400.1/19372A presente dissertação surge no âmbito do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo – Universidade do Algarve. Num mercado cada vez mais competitivo, torna-se relevante estudar a geração alpha por representarem o futuro e fornecerem uma visão da próxima década. A crescente influência que as crianças têm na decisão de compra dos pais foi um dos principais motivos para a realização desta investigação, pois não contribuem economicamente, mas influenciam a escolha no contexto social e familiar. Os objetivos desta investigação passam por traçar o perfil da geração alpha enquanto futuros consumidores no contexto da hotelaria, averiguar quais os atributos que mais valorizam na experiência hoteleira, qual o seu grau de satisfação e perceber se a geração alpha influencia os comportamentos de compra dos pais em hotelaria. A técnica selecionada para a recolha de dados foi o inquérito por questionário aplicado a 181 inquiridos com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos, de 6 de junho a 8 de agosto de 2022. O questionário foi aplicado em escolas básicas, centros de estudo, hotéis e atrações turísticas. Na análise dos dados, recorreu-se ao programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 29 para operacionalização das variáveis. Os resultados obtidos refletem que a geração alpha influencia o comportamento de compra dos pais em hotelaria, classificam as suas expectativas como muito altas e costumam ver fotografias do hotel antes de ir de férias no website do hotel. Atribuem maior importância ao Wireless Fidelity (WiFi) gratuito, às atividades de lazer e entretenimento e à restauração e menor importância à qualidade das instalações, à localização e por fim ao serviço. As limitações da investigação passam pela seleção dos inquiridos com 10 e 12 anos, o intervalo temporal para a aplicação do questionário na atração turística e a época da realização da investigação que constitui uma limitação pela sazonalidade no Algarve. Há uma grande carência de investigações que explorem a geração alpha e nesse sentido, a hotelaria beneficia com esta investigação na medida em que examina a satisfação dos clientes e futuros consumidores, levando em consideração as suas sugestões para alinhar e atualizar padrões de qualidade.This dissertation is part of the master's in Hotel Management at School of Management, Hospitality and Tourism – University of Algarve. In an increasingly competitive market, it becomes relevant to study the alpha generation as they represent the future and provide a vision for the next decade. Children's growing influence on their parents purchase decisions was one of the main reasons for carrying out this research, as they do not contribute economically but influence the choice in the social and family context. The objectives of this investigation are to outline the profile of the alpha generation as future consumers in the context of the hotel industry, to find out which attributes they value most in the hotel experience, what is their degree of satisfaction, and to understand if the alpha generation influences the purchasing behavior of parents in the hotel industry. The technique selected for data collection was the questionnaire in which 181 respondents aged between 10 and 12 participated from 6th June to 8th August 2022. The questionnaire was applied in elementary schools, study centers, hotels, and tourist attractions. In addition, the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) program was used in data analysis to operationalize the variables. The results indicate that the alpha generation influences the buying behavior of parents in the hotel industry, they rate their expectations as very high, and they usually see photos of the hotel before going on vacation on the hotel’s website. In addition, they attach greater importance to free WiFi, leisure and entertainment activities, and food and beverage and less importance to the quality of facilities, location, and service. The limitations of the investigation include the selection of respondents aged 10 and 12, the time interval for the application of the questionnaire at the tourist attraction, and the time of carrying out the investigation, which is a limitation due to seasonality in the Algarve. In addition, there needs to be more studies exploring the alpha generation. In this sense, the hotel industry benefits from this investigation as it examines the satisfaction of customers and future consumers, considering their suggestions to align and update quality standards.porGeração alphaHotelariaAtributosSatisfaçãoA geração alpha e a hotelariamaster thesis203196384