Coelho, Ana CristinaGonçalves, Carla DionísioPonte, Érica Simões2021-04-152021-04-152020-07-02http://hdl.handle.net/10400.1/15386O relatório intitulado Cuidar dos Animais e da Natureza: Estratégias de Sensibilização na Educação Pré-Escolar foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O tema aborda a importância de uma prática fundamentada no desenvolvimento de conceitos relacionados com o bem-estar dos animais, num formato de aprendizagem ativa. No projeto investigativo seguiu-se uma metodologia qualitativa de investigação na ação, suportada por atividades de intervenção pedagógica, questionários, entrevistas e observação direta. Participaram 17 crianças de uma instituição de Educação Pré-escolar com 3 e 4 anos e idade. No projeto questionava-se se a consciencialização e sensibilização para com o bem-estar dos animais, integrada num modelo de educação ética ambiental e animal, era importante para o desenvolvimento de uma interação saudável entre crianças e animais. As estratégias seguidas integraram a realização de várias atividades de intervenção pedagógica, de entre as quais, se destaca, a adoção e manutenção de um peixe Betta, habitante de um aquário mantido em permanência na sala de atividades; a visita de três animais de espécies diferentes, um coelho, um pato e duas salamandras Axolotl; a ação de voluntariado para ajudar uma organização que cuida de animais. A escolha do peixe mostrou-se apropriada, porque as crianças, ao participar nas tarefas de manutenção do animal no aquário, aprenderam conceitos relacionados com as características biológicas do peixe e também com as características físicas e químicas do ambiente em que habitava, reconhecendo como pode ser nociva a poluição para o seu bem-estar. Na visita dos animais, as crianças tiveram oportunidade de tocar num animal com o corpo coberto de penas, ou coberto de pelos ou de pele. Com exceção de 3 crianças, todas ousaram, em algum momento, dar de comer aos animais, tocar, trocar afetos, tendo estas manifestações sido acompanhadas de sentimentos sempre positivos no caso do coelho e do pato, e de algum receio ou repugnância no caso das salamandras. A ação de voluntariado deu oportunidade às crianças de viverem um problema real e de contribuírem para a sua solução. Neste projeto, os participantes desenvolveram múltiplas competências que cruzam todas as áreas de conteúdo previstas nas OCEPE. As crianças desenvolveram a autonomia, a empatia e responsabilidade, a comunicação, o sentimento de partilha, o conhecimento nas áreas de conteúdo, o respeito, entre muitas outras competências.The present report from the Supervised Teaching Practice unit of the Master in Preschool Education is entitled Taking Care of Animals and Nature: Strategies of awareness in Pre-School. The topic developed brings out the importance of a pedagogical practice based on the development of concepts related to the well being of the natural world through an active learning with the children. In this investigative project, a qualitative research methodology was pursued supported by pedagogical intervention activities, questionnaires, interviews and direct observation. This research project was implemented in a pre-school education context, with a group of 17 children, aged 3 and 4 years old. The guiding question was if the awareness and sensitization for animal welfare, integrated into an environmental and animal ethical education model, was important for the development of a healthy interaction between children and animals. The following strategies integrated the accomplishment of several activities of pedagogical intervention, among which, stands out, the adoption and maintenance of a Betta fish, inhabitant of an aquarium permanently kept in the activity room; the visit of three animals of different species, a rabbit, a duck and two Axolotl salamanders; and volunteering to help an organization that cares for animals. The choice of this particular species of fish proved to be appropriate, since children, when participating in the maintenance tasks of the animal in the aquarium, learned concepts related to the biological characteristics of the fish along with the physical and chemical characteristics of the environment in which it lived, recognizing how harmful pollution can be for its well-being. During the animals visit, the children had the opportunity to touch an animal whose body was covered with feathers or covered with fur or skin. With the exception of 3 children, all of them dared, at some point, to feed the animals, touch, exchange affections, being these manifestations always accompanied by positive feelings in the case of the rabbit and the duck, and some fear or disgust in the case of the salamanders. Volunteering gave children the opportunity to experience a real problem and to contribute to its solution. In this project, the participants developed multiple skills that cross all the content areas foreseen in the OCEPE. Children developed autonomy, empathy and responsibility, communication, a sense of sharing, knowledge in the content areas, respect, among many other skills.porEducação pré-escolarÉtica ambiental e animalBem-estar dos animaisEducação em ciênciasEducação para a cidadaniaCuidar dos animais e da natureza - estratégias de sensibilização na educação pré-escolarmaster thesis202651878