Reia-Baptista, Vítor2017-03-302017-03-30199584-7993-010-1AUT: VRE00048;http://hdl.handle.net/10400.1/9120A inclusão de estudos mediáticos nos di- ferentes níveis de ensino é uma medida ne- cessária para uma formação integral e ade- quada às características culturais do cidadão das sociedades modernas onde o fenómeno comunicativo global assume grande impor- tância social, cultural e pedagógica. Neste contexto, em que o cinema se inte- gra perfeitamente, o estudo da dimensão pe- dagógica dos fenómenos fílmicos e cinemá- ticos torna-se um acto de aquisição de conhe- cimentos e de reflexão crítica sobre uma fa- ceta preponderante da nossa história cultural recente, ou seja, destes últimos cem anos em que a humanidade tem deixado as suas mar- cas narrativas e multiculturais em imagens e sons interligados de formas várias.porCinemaComunicaçãoPapel pedagógico dos filmesPedagogia da comuniçao, cinema e ensino: dimensoes pedagógicas do cinemajournal article