Graça, Marina Estela2015-11-302015-11-302015Graça, ME (2015). "Especificidades do discurso na realização de imagens animadas, Competências fundamentais na formação de animadores profissionais". In Melo Ferreira, C, Oliveira, M, Pinto, JA (eds). Corte e Abertura. CEAA: Porto.978-972-8784-54-6AUT: MGR00043;http://hdl.handle.net/10400.1/7213Publicação por convite decorrente de conferência como oradora convidada nos Encontros do CEAA /4, "Corte e Abertura", em 9 de abril de 2010, ESAP, PortoO discurso fílmico faz-se no contexto das condições elementares subjacentes à produção cinematográfica: o dispositivo técnico e tecnológico (em evolução) que a suporta; os modos de codificação que se vão disponibilizando e aparecendo como próprios num tempo e lugar determinados. Formalmente, num filme, a parte visual do discurso corresponde a uma sucessão de sequências de imagens que produzem uma ilusão de movimento ao serem projectadas (ou emitidas) num ecrã. No filme animado, a ilusão de movimento que vemos tem origem no modo como o animador manipula a relação de diferença/semelhança gráfica entre duas imagens contíguas em cada sequência. A sua competência profissional define-se segundo três axiologias (a partir de Pierre Hébert): manipulação dos modos de codificação gráfica; manipulação da composição de movimento; manipulação da relação de continuidade/descontinuidade. Este artigo tem como objectivo elucidar sobre o teor das competências profissionais, a prever na formação de um animador, pela análise (ainda que sumária) dos modos de codificação implicados.porAnimaçãoEnsino formal em animaçãoCinema de AnimaçãoEspecificidades do discurso na realização de imagens animadas, competências fundamentais na formação de animadores profissionaisbook part