Graça, Marina Estela2011-11-182011-11-182008-12-17Convergências, Revista de Investigação e Ensino das Artes, 21646-9054AUT: MGR00043;http://hdl.handle.net/10400.1/871Na comunidade europeia da era da sociedade de informação, da transmissão mediática de conhecimentos e da economia criativa é imprescindível encontrar metodologias de ensino interessantes, capazes de cativar as crianças mas, igualmente, capazes de aliciar professores que não estão familiarizados com processos de produção, equipamentos e linguagens audiovisuais, suportados ou não por tecnologias digitais. Neste ensaio a autora propõe-se demonstrar que a utilização de técnicas de imagem animada, enquanto veículo no processo de aprendizagem, consegue responder não apenas às recomendações e objectivos europeus como, mais especificamente, permite desenvolver a criatividade e a literacia visual e audiovisual no contexto da sociedade altamente mediatizada que se avizinha. Torna possível, sobretudo, um processo pedagógico simultaneamente concreto, inclusivo e apoiado: tanto para professores que querem utilizar regularmente ferramentas digitais no contexto da sala de aula como para que estes possam criar um ambiente de trabalho de projecto em equipa propício a alunos individualmente distintos.porAnimaçãoEducação em arteAudiovisuaisLiteraciaCriatividadeNovas tecnologiasImagens animadas realizadas por crianças na sala de aula: motivação, literacia e criatividadejournal article