Anica, AuríziaFreire-Raposo, Sofia2018-01-232018-01-232017-11-05978-989-8859-08-2AUT: AAN00425;http://hdl.handle.net/10400.1/10320Este livro procura construir um olhar multidimensional da «criança em risco», articulando a perspetiva diacrónica, que indaga a relação entre o processo de (re)estruturação deste conceito e o processo de transformação socioeconómica e cultural na época contemporânea, com a perspetiva sincrónica, em que se privilegiam as abordagens psicológica, jurídica e educacional do fenómeno, da sua prevenção e remediação. Procura-se respostas para as seguintes questões: qual o significado do conceito de «criança em risco»? Quais os fatores de risco e as consequências prováveis de se viver uma infância em risco? Que intervenções devem ser promovidas para reduzir os fatores de risco nas crianças? Como as transformações sociais, económicas e culturais implicaram a reformulação do conceito de criança em risco na época contemporânea? Que tratamento dá o ordenamento jurídico português à criança em perigo e a um dos fatores de risco mais prementes no quotidiano, a violência doméstica? Como se caracteriza o modelo português de proteção de crianças e jovens em perigo e como foi implementado no caso concreto de um concelho do sul de Portugal? Que desafios se colocam ao psicólogo clínico no exercício da sua atividade profissional quando acompanha uma criança em perigo? Como a educação pré-escolar pode contribuir para a superação dos comportamentos disruptivos de crianças em risco?porCrianças em riscoCrianças em perigoCrianças em risco. Um olhar multifacetadobook