Borges, Maria LeonorColaço, Helena2015-10-202015-10-2020132013http://hdl.handle.net/10400.1/6926Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013Considerando a importância da criatividade no desenvolvimento das crianças para que sejam capazes de se expressar e comunicar através de linguagens múltiplas, de compreender o mundo e de intervir socialmente de modo consciente, informado e criativo; e, tendo em conta o importante papel da educadora de infância nesse processo, o presente estudo, realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada, do mestrado em educação pré-escolar, tem como objetivos principais: Conhecer a opinião da educadora cooperante relativamente à importância da criatividade como forma de expressão e comunicação da criança em idade pré-escolar; Identificar as estratégias utilizadas pela educadora cooperante que se constituam como estímulos à criatividade da criança em contexto de jardim de infância. Assente numa metodologia qualitativa, que contemplou como instrumentos de recolha de dados: a análise documental, a entrevista semiestruturada e a observação participante, o estudo tem como participantes uma educadora de infância e vinte e duas crianças entre os quatro e os cinco anos de idade. Os resultados obtidos permitem delinear as seguintes conclusões: i) o incentivo à criatividade é fundamental para o desenvolvimento equilibrado da criança; ii) o jardim de infância é efetivamente um local privilegiado para essa intervenção; iii) o estímulo, a valorização e o reforço positivo do trabalho da criança constituem atitudes facilitadoras do desenvolvimento da criatividade; iv) a realização de atividades abertas, que possibilitem o respeito pelo ritmo individual, integra o leque de estratégias adequadas ao desenvolvimento da criatividade; v) a expressão plástica é a área curricular que mais é associada à criatividade na prática pedagógica.porEducação pré-escolarCriatividadePapel dos educadores da infânciaExpressãoComunicaçãoA criatividade na educação pré-escolar como forma de expressão e comunicaçãomaster thesis202210855