Guerreiro, António Manuel da ConceiçãoNantote, Silvano Alqueia2025-06-042025-06-042024-12-11http://hdl.handle.net/10400.1/27212O insucesso escolar é um fenómeno indissociável das instituições educativas. Este fenómeno, que afeta todos os agentes educativos, se carateriza pelo incumprimento das metas estabelecidos numa instituição e a sua compreensão é uma tarefa difícil devido à sua complexidade. Neste sentido, o presente estudo foi desenvolvido com a finalidade de conhecer e analisar os fatores que caracterizam o (in)sucesso escolar na Escola Nacional de Administração da Guiné-Bissau. Para a construção do presente estudo, foi adotada a metodologia qualitativa dada a natureza do estudo. A partir de um estudo de caso, foram analisados dados de seis participantes, três professores e três estudantes, do curso de Contabilidade e Gestão da Escola Nacional de Administração da Guiné-Bissau. Foi aplicada uma entrevista com questões abertas de modo a conhecer a perceção dos participantes sobre a problemática do insucesso escolar no meio académico. Os dados obtidos, neste estudo, indicam que o insucesso escolar é um fenómeno que pode ser influenciado por fatores internos e externos ao estudante, e ainda aponta a necessidade de olhar para o insucesso como um problema coletivo, de modo a possibilitar o envolvimento dos agentes educativos e permitir a sua compreensão. Em síntese, o estudo revelou que os inquiridos têm uma noção considerável sobre as causas e os efeitos do insucesso escolar na sociedade guineense.School failure is a phenomenon that is inseparable from educational institutions. This phenomenon, which affects all educational agents, is characterised by failure to meet the targets set in an institution and understanding it is an arduous task due to its complexity. This study was conducted with the aim of understanding and analysing the factors that characterise school (in)success at the National School of Administration in Guinea-Bissau. To conduct this study, a qualitative methodology was adopted given the nature of the study. Based on a case study, data was analysed from six participants, three teachers and three students, from the Accounting and Management course at the National School of Administration of Guinea-Bissau. An interview with open-ended questions was used to find out the participants' perceptions of the problem of academic failure. The data obtained in this study indicates that school failure is a phenomenon that can be influenced by factors both internal and external to the student, and points to the need to look at failure as a collective problem, in order to enable the involvement of educational agents and allow them to understand it. To summarise, the study revealed that the respondents have a considerable understanding of the causes and effects of school failure in Guinean society.por(In)Sucesso escolarEnsino superiorEscola nacional de administraçãoGuiné-Bissau(In)Sucesso escolar no ensino superior Guineense: estudo do caso na escola nacional de administraçãomaster thesis203803027