Barros, Rosanna2018-12-072018-12-0720181518-1634http://hdl.handle.net/10400.1/11969In this article we make a reflection around conjectural conditions and supranational influences that allowed the emergence in Portugal of a new adult education and training (EFA). A discussion of the two national political programmes that stablish the XXI EFA agenda is made, mainly the i) Programa de Acao S@ber+: Programa para o Desenvolvimento e Expansao da Educacao e Formacao de Adultos, 1999-2006; and the ii) Programa (ou Iniciativa) Novas Oportunidades, 2006-2012. In both political frameworks the experiential learning is valued, and recognition of prior learning represents the basis for the EFA system. We argue this represents a step forward in terms of social justice since the adult population in this Country is low qualified but mainly sub certified in front of the experiential knowledge they have. We critical analyse, as well, the impact of the hegemonic political global paradigm of politics for statistics on the development of EFA, as far as the essence of the field is hardly compatible with the instrumental training of human resources. Finally we discuss recent evolutions of the new neoliberal governance that creates and imposes several austerities from the impact it had on the Portuguese EFA case.O artigo reflete acerca das condições conjunturais e influências supranacionais que permitiram a emergência de uma nova educação e formação de adultos (EFA) em Portugal. Discute-‐se as carateristicas e lógicas subjacentes aos dois Programas políticos nacionais que conformam a agenda deste sector no início do século XXI, nomeadamente: O artigo reflete acerca das condições conjunturais e influências supranacionais que permitiram a emergência de uma nova educação e formação de adultos (EFA) em Portugal. Discute-se as carateristicas e lógicas subjacentes aos dois Programas políticos nacionais que conformam a agenda deste sector no início do século XXI, nomeadamente: o i) Programa de Ação S@ber+: Programa para o Desenvolvimento e Expansão da Educação e Formação de Adultos, 1999-2006; e o ii) Programa (ou Iniciativa) Novas Oportunidades, 2006- 2012. Em ambos os enquadramentos políticos do sector a aprendizagem experiencial dos adultos é valorizada, o que representou uma sólida ancoragem do sistema EFA na lógica do reconhecimento de adquiridos experiencias. O que no caso de Portugal tem vindo a representar um passo em frente em termos de justiça social, dado que uma muito significativa parcela da população adulta nacional é pouco escolarizada, porém é, para além disso, subcertificada face ao seu ‘saber de experiencia feito’ a que se refere Paulo Freire. Tecem-se também neste texto algumas considerações críticas acerca do impacto que o paradigma hegemónico global da política pública para as estatisticas comporta para o desenvolvimento da EFA, cuja essência humanista não se compatibiliza com a formação instrumental de recursos humanos. Por fim, problematiza-se as evoluções mais recentes da nova governação global neoliberal criadora e impositora de austeridades várias a partir do seu impacto na EFA portuguesa.porAdult education and trainingEducação e formação de adultosReconhecimentode adquiridos experienciaisPolítica global neoliberalAusteridadeRecognition of prior learningNeoliberal global policyAusterityA educação de adultos em Portugal e os traços da política global em tempos de austeridadeThe adult education and training in Portugal and the traces of a global policy in austerity timesjournal article10.15628/holos.2018.6980