Fonseca, OlgaAssunção, Hélia Carina Guerreiro2018-12-202018-12-202018-06-212018http://hdl.handle.net/10400.1/12274O presente relatório de investigação tem como objetivo a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e partiu de três temáticas que têm muita importância para mim: a imaginação, a criatividade e a literatura para a infância. Ao longo deste relatório expõe-se um trabalho realizado com um grupo de crianças de uma sala heterogénea num jardim de infância em Olhão, com o objetivo de investigar se a literatura para a infância estimula a imaginação, a criatividade e o imaginário das crianças. Assim, o tema é a “Imaginação e criatividade no jardim de infância - o livro como fonte do imaginário.” Deste relatório é parte integrante o “Enquadramento teórico”, onde consta a pesquisa para fundamentar a investigação; a “Metodologia”, onde refiro qual o método de investigação utilizado; a “Conclusão”, onde apresento a resposta à questão de partida. Quando iniciei a minha PES, verifiquei que, na sala onde me encontrava a estagiar, as crianças tinham pouco contacto com os livros e, aquando da minha primeira intervenção, decidi levar para a sala uma história para perceber qual seria a reação do grupo de crianças. Consegui captar a atenção, a concentração e a participação espontânea. Para apoiar esta investigação, planifiquei duas sequências didáticas com duas fases cada. Planifiquei a primeira sequência didática partindo da obra “Não é uma caixa” do autor Antoinette Portis; na segunda, numa primeira fase, recorremos ao livro “The Paper Bag Princess”, e numa segunda fase explorámos o livro “Ainda Nada?” do autor Christian Voltz. Para obter resposta às questões, optámos por uma metodologia de natureza qualitativa, uma observação participante, recorrendo a instrumentos de registo como as notas do diário de campo, observação direta e fotografias.porImaginaçãoCriatividadeLiteratura para a infânciaIlustraçãoImaginárioImaginação e criatividade em Jardim de Infância – o livro como fonte do imagináriomaster thesis202028186