Vieira, Luís SérgioMartinho, Rute Pereira2018-12-142018-12-142018-04-082017http://hdl.handle.net/10400.1/12177A educação positiva é definida como a educação que junta metodologias e técnicas que promovem o bem-estar no ensino tradicional. Estas práticas metodológicas da educação positiva provêm da Psicologia Positiva, que é a ciência que pretende contribuir para a proliferação de pessoas, grupos e instituições mais saudáveis. O presente estudo teve como principal objetivo explorar os impactos de uma intervenção de Educação Positiva no aumento das emoções positivas e dos pensamentos otimistas, em 115 crianças, com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos, do 3.º e 4.º anos de escolaridade. As crianças responderam a dois instrumentos, o Youth Life Orientation Test (YLOT), a Escala de Afeto Positivo e Negativo para Crianças (PANAS-C), e ainda um Questionário Sociodemográfico. A intervenção delineada tinha dois tipos de modalidades distintas, utilizando para isso dois grupos, no entanto, apesar das modalidades serem diferentes, aplicou-se para ambos os grupos os mesmos exercícios, um deles era o Three Good Things e o outro era o exercício “Treinar a Autoconfiança dos Educandos”, sendo que apenas metade da amostra total (57 alunos) foram alvo de intervenção. Com base na análise dos resultados, verificamos que a intervenção teve efeitos benéficos nos alunos, no incremento de emoções positivas e de otimismo. Sendo que também se percebeu que a modalidade de intervenção mais favorável é a de implementar a intervenção dois meses consecutivos, fazendo esta com que os níveis de otimismo e de emoções positivas, continuem a crescer mesmo após a intervenção.porEducação positivaOtimismoEmoções positivasEmoções negativasEducar para o otimismo e para as emoções positivasmaster thesis202023184