Browsing by Issue Date, starting with "2013-04-06"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Aspetos metodológicos do inquérito por entrevistaPublication . Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, FernandoTendo com pano de fundo as perspetivas dos atores mais diretamente envolvidos no processo de avaliação externa de escolas do ensino não superior, iremos centrar-nos, fundamentalmente, na recolha de opiniões junto dos diretores de escolas relativamente ao impacto e efeitos da avaliação externa. A comunicação centrar-se-á nos diferentes tipos de entrevista (diretiva, semi diretiva e não diretiva) e procedimentos (construção, validação e aplicação). A utilização das entrevistas enquanto estratégia metodológica será devidamente contextualizada e apresentadas as vantagens da sua aplicação ao público em causa. Serão também referidas as dimensões em análise, reportadas ao projeto, e que remetem para o impacto e efeitos na escola (organizacionais, pedagógicos e curriculares) e na comunidade. Por fim, serão referidos alguns procedimentos de análise de dados utilizados no quadro de softwares específicos (N-vivo) e outros procedimentos de análise de conteúdo (categorização emergente e pré-determinada).
- A liderança escolar numa escola privada: um estudo de caso na região do AlgarvePublication . Galego, Cláudio; Valadas, Sandra T.A liderança escolar tem vindo a ser objeto de diversos estudos ao longo dos anos tendo assistido, em termos de perspetivas e modelos que suportam o conceito, a uma evolução a par das teorias de gestão e administração de empresas. Na verdade, as primeiras perspetivas sobre a liderança e gestão escolar tiveram na base trabalhos na área da gestão e administração, facto a que não são alheias as crescentes pressões para a promoção do aumento da qualidade do serviço educativo, o aumento de competitividade entre instituições de ensino ou mesmo a procura da autonomia por parte dos estabelecimentos de ensino públicos.