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- Desenvolvimento vocacional na educação pré-escolar: os (pre)conceitos de género, interesses e autoeficáciaPublication . Carmo, Ana Carolina Pacheco do; Martins, CátiaO presente relatório de investigação foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), em contexto de Jardim de Infância. Este relaciona-se com a extrema importância de dar liberdade à criança para explorar e descobrir os seus interesses, de forma autónoma e independente. Desta perspetiva urgiu a relação entre os interesses e o desenvolvimento vocacional. Pretendeu-se, também, perceber de que forma o meio envolvente da criança pode, ou não, condicionar as suas escolhas, num paradigma relacional entre o género e as áreas Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM). Por consequência, foram delineadas duas questões de investigação: Será que as preferências das crianças relativamente às áreas da sala de atividades correspondem às áreas que mais frequentam e onde se percecionam com maior autoeficácia?; Existem, na criança, (pre)conceitos associados ao género relativamente à escolha das áreas na sala e às atividades? E relativamente às áreas profissionais? Na recolha de dados refletiu-se acerca do ambiente educativo e observou-se a frequência das crianças relativamente às áreas organizadas em sala. Posteriormente, uma avaliação da criança em relação ao ambiente educativo e a adaptação da primeira parte do questionário Inventory of Children's Activities – Revised (ICA-R), onde os(as) participantes realizaram uma avaliação face às atividades do quotidiano preferidas. Por último, a realização de um jogo para se compreender a interpretação do mundo das profissões aliado ao género e às áreas STEM. Em suma, concluiu-se que o ambiente educativo e os materiais disponíveis são cruciais para a exploração direta daqueles que são os interesses da criança, o que implica um olhar atento do(a) educador(a). Potenciar o interesse na primeira infância das áreas STEM revela-se essencial, não só pelo conhecimento já existente em relação às profissões, mas também pelo facto de o desenvolvimento vocacional se encontrar em construção e com extrema ligação aos interesses da criança atuais e futuros.
- A relação entre a reserva cognitiva e processos cognitivos no envelhecimentoPublication . Silva, Marina Araújo; Faísca, LuísEnquadramento teórico: O processo de envelhecimento está relacionado com a diminuição de competências de vária ordem, das quais fazem parte as cognitivas, sendo as funções executivas e a memória as primeiras a sofrerem esse declínio. A Reserva Cognitiva (RC) é um constructo hipotético usado que descreve a capacidade do cérebro adulto em lidar com os efeitos de processos neurodegenerativos típicos do envelhecimento e é concebida como uma construção dinâmica. O modelo RC postula que diferenças pessoais ao nível do pensamento cognitivo e da capacidade de reestruturação da atividade neural possibilitam alguns indivíduos a lidar melhor do que outras com o processo de senescência. Este estudo tem com objetivo estudar a relação entre RC e as funções cognitivas no envelhecimento, verificar qual dos indicadores de reserva cognitiva (escolaridade, ocupação laboral ou atividades de lazer) é o melhor preditor. Metodologia: A amostra de conveniência deste estudo transversal correlacional inclui 40 participantes, com idades compreendidas entre os 65 e os 87 anos. Após entrevista clínica breve, aplicou-se o QRC, o MoCA, o INECO frontal screening, o teste de Stroop, o TMT, o teste de fluência verbal (semântica e fonética), os subtestes Memória I e II da Weschler Memory Scale (WMS) e a Escala de Depressão Geriátrica. Resultados: Foi possível observar uma relação estatisticamente significativa entre o desempenho cognitivo e o QRC, nomeadamente entre as provas de fluência semântica e as pontuações totais do QRC total e do indicador relativo às atividades de lazer. Foi ainda possível confirmar que quanto maior a RC, melhor desempenho dos participantes, sendo que isso se verificou naqueles que têm RC Média alta. Discussão: O QRC parece ser um instrumento útil e válido para avaliar a RC de uma forma objetiva, permitindo recolher informação relativamente a grande parte do percurso de vida do indivíduo, ao contrário de outras medidas que apenas se focam no estilo de vida atual. Para além disso, o QRC permite-nos comparar a RC de indivíduos com idades diferentes. O envelhecimento não é forçosamente acompanhado por um declínio cognitivo.
- À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anosPublication . Rodrigues, Inês Gonçalves de Oliveira; Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Rodrigues, Susana Filipa ViegasO presente estudo, que foi realizado no âmbito da unidade de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo 2018/2019, decorreu numa instituição pública em contexto de jardim de infância em Almancil, no concelho de Loulé, subordinado ao tema “À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos”. No grupo observou-se que a maioria das crianças demonstrava não saber identificar uma frase e as palavras que a constituíam, o que despertou a atenção e justificou a pertinência de promover jogos lúdicos sobre a consciência da palavra, com a finalidade de ir ao encontro dos interesses e necessidades das crianças. A investigação decorreu com um grupo de onze crianças, que se iniciou com uma avaliação inicial e, posteriormente, realizaram-se situações de aprendizagem que envolviam todo o grupo de crianças e que promoviam a consciência da palavra e estimulavam a tarefa de segmentação de palavras. Por fim, efetuou-se a avaliação final com as onze crianças participantes. A metodologia do estudo é de cariz quantitativo bem como o seu tratamento de dados, contudo, recorreu-se a instrumentos de recolha de informação de cariz qualitativo, como foi o caso da observação participante e das notas de campo, para um melhor complemento da informação recolhida. A análise dos dados recolhidos revelou que houve uma evolução nas crianças da avaliação inicial para a final, revelando que os jogos realizados na intervenção pedagógica promoveram e estimularam o interesse e o gosto pela consciência da palavra.
- Effects of different protein to carbohydrate ratio in pellets for rearing European cuttlefish (Sepia officinalis, Linnaeus 1758) juvenilesPublication . Coriel, Nuno Dias Pinheiro Valadas; Sykes, António V.Being highly sought-after fishery resources, cephalopods potential for aquaculture has been a research topic for several decades. The diversity within the class means that each species has its own unique requirements under a culture environment, this poses a great obstacle to overcome. One of these bottlenecks is achieving a nutritional balance in artificial diets which promotes growth, welfare and directly influences the economic viability of cephalopod culture. In this study, which is part of the Sepiacul project, three different artificial diets were tested, each containing different protein to carbohydrate ratios (55:10, 51:15 and 47:20). These diets were tested on Sepia officinalis, against a control group, which was fed frozen grass shrimp (Palaemonetes varians). Cuttlefish used were reared in an open-water system, in the Ramalhete (Ria Formosa, South of Portugal – 37º00′22.39″N; 7º58′02.69″W) pilot station. Pelleted diets did not promote growth and even caused weight loss, resulting in negative absolute and specific growth rates and feeding efficiency. Artificial diets were accepted on day 1 in all treatments, however, cannibalism started occurring by the end of the trials second week, forcing trial shut down. Histology analysis was performed by removing the digestive gland and processing it. Afterwards four different parameters were studied to determine differences between treatments in the digestive gland: existence of structural damage; cell organization; presence of select structures; existence of carbohydrate/glycogen clusters. No difference was found between artificial diet treatments and control (p > 0.05). However, digestive gland index was found to have a significant difference between pelleted treatments and control (p < 0.05), with control digestive glands weighing far more than the pelleted diet counterparts. One of the factors that is believed caused artificial diets not to promote growth is related to raw material processing, more specifically the protein portion.
- Conversão de defeito cognitivo ligeiro para demência papel modulador da sintomatologia depressivaPublication . Cruz, Sara Daniela Martins da; Silva, DinaO Defeito Cognitivo Ligeiro (DCL) tem sido definido como um estado entre o envelhecimento normal e a demência. Doentes com DCL apresentam queixas relacionadas com distúrbios da cognição e, com frequência, experienciam sintomatologia depressiva. O objetivo deste estudo é verificar se a sintomatologia depressiva, em doentes com DCL, interfere na evolução do quadro cognitivo e, particularmente, na evolução de DCL para demência. A presente investigação é um estudo retrospetivo de um grupo de pacientes com o diagnóstico de DCL seguidos longitudinalmente durante mais de uma década ou até progressão para demência. Os pacientes foram sujeitos a uma avaliação neuropsicológica detalhada e a uma avaliação da presença de sintomatologia depressiva. Os resultados demonstraram que a presença de maior sintomatologia depressiva na primeira avaliação não se associou à progressão para demência no decurso do seguimento. No grupo de pacientes que não evoluíram para demência durante o seguimento não se verificou um perfil de alterações cognitivas diferenciado entre os pacientes com maior e menor sintomatologia depressiva e, por outro lado, também não se verificou associação da presença de sintomatologia depressiva com maior declínio cognitivo no seguimento dos casos que não converteram para demência.
- Caracterização e promoção do desenvolvimento lexical de um grupo de crianças de 4 e 5 anosPublication . Estrada, Fânia Raquel Amendoeira; Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Rodrigues, Susana Filipa ViegasA investigação decorreu com um grupo de sete crianças onde primeiramente foi realizada uma avaliação-diagnóstico do desenvolvimento lexical para posteriormente se aplicar o plano de intervenção pedagógica e realizar uma nova avaliação final. Esta investigação contou com a participação dos pais das crianças pertencentes a este grupo, uma vez que era objetivo conhecer as perceções dos pais no que toca ao desenvolvimento lexical das crianças. Estes demonstraram-se recetivos e contribuíram para o enriquecimento da presente investigação. Trata-se de um estudo de carácter exploratório, onde se privilegia uma metodologia de natureza quantitativa do tipo estudo de caso. Os instrumentos de recolha de dados foram: a vertente do Conhecimento Lexical (Parte I) do Teste de Identificação de Competências Linguísticas (TICL), os questionários aos pais e as grelhas de observação de momentos livres e das atividades. As grelhas de observação acrescentaram informações de carácter qualitativo que se revelaram importantes na interpretação dos resultados. Esta investigação decorreu ao longo de cinco meses e este foi um dado considerado na análise dos resultados. Ainda assim, os resultados revelaram evolução no desenvolvimento lexical das crianças e alguma coesão entre as perceções de alguns pais e os resultados obtidos na Parte I do TICL.
- O impacto da depressão no desempenho cognitivo em idososPublication . Silva, Teresa Martins Cabral da; Faísca, LuísVários estudos têm avaliado o efeito da depressão no desempenho cognitivo na população idosa. Contudo, o que se verifica é um foco generalizado na avaliação da memória destes pacientes, em detrimento de outros mecanismos cognitivos como a atenção, velocidade de processamento e funções executivas. A fim de contribuir para o aprofundamento desta temática, o presente estudo objetivou averiguar o impacto da depressão no desempenho cognitivo em idosos, explorando diferenças ao nível não só da memória e das funções executivas, como também da atenção, velocidade de processamento e fluência verbal. Para o efeito, foram avaliados 60 idosos (30 do sexo masculino e 30 do sexo feminino), dos quais 30 tinham depressão e 30 não tinham, recorrendo-se a vários testes de avaliação neuropsicológica. Os principais resultados apontam para uma correlação negativa entre a sintomatologia depressiva e as diferentes medidas de desempenho cognitivo utilizadas, observando-se correlações mais fortes nos testes da memória e de atenção. Além disso, percebeu-se que idosos com depressão apresentam menor desempenho cognitivo nas funções executivas, na memória, na atenção e velocidade de processamento e na fluência verbal, sendo estas diferenças de magnitude elevada. Relativamente a diferenças entre sexos, detetou-se uma vantagem significativa das mulheres nas áreas das funções executivas e da fluência verbal. Os resultados são comparados com outros disponíveis na literatura, sendo em grande parte corroborados por estes.