Browsing by Issue Date, starting with "2023-03-01"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Residency and space use estimation methods based on passive acoustic telemetry dataPublication . Kraft, Sebastian; Gandra, Miguel; Lennox, R. J.; Mourier, J.; Winkler, Alexander; Abecasis, DavidAcoustic telemetry has helped overcome many of the challenges faced when studying the movement ecology of aquatic species, allowing to obtain unprecedented amounts of data. This has made it into one of the most widely used methods nowadays. Many ways to analyse acoustic telemetry data have been made available and deciding on how to analyse the data requires considering the type of research objectives, relevant properties of the data (e.g., resolution, study design, equipment), habits of the study species, researcher experience, among others. To ease this decision process, here we showcase (1) some of the methods used to estimate pseudo-positions and positions from raw acoustic telemetry data, (2) methods to estimate residency and (3) methods to estimate two-dimensional home and occurrence range using geometric or hull-based methods and density-distribution methods, a network-based approach, and three-dimensional methods. We provide examples of some of these were tested using a sample of real data. With this we intend to provide the necessary background for the selection of the method(s) that better fit specific research objectives when using acoustic telemetry.
- Efeito da densidade da vizinhança ortográfica em indivíduos com maior e menor vocabulário: facilitação ou competição?Publication . Crepaldi, Melissa Sigrist; Inácio, Filomena CaféA hipótese exporatória deste estudo é de que uma maior competição no reconhecimento visual de palavras pode levar a uma lentificação na identificação da palavras. Assim, um indivíduo com um vocabulário muito extenso poderia atrasar a sua resposta perante palavras com vizinhança ortográfica muito densa, devido ao conhecimento de todas essas palavras, tendo de as inibir para uma identificação correta da palavra-alvo. Comparou-se dois grupos de jovens universitários, um com vocabulário extenso e outro com vocabulário menos extenso, no intuito de testar essa hipótese. Foram criadas duas tarefas de identificação de palavras, uma de decisão lexical e outra de nomeação, tendo sido manipulada a frequência da palavra e a densidade da vizinhança ortográfica. Era esperado que o grupo com maior vocabulário fosse mais lento nas suas respostas devido a uma maior competição lexical. Os resultados não corroboram com a hipótese explorada, pois ambos os grupos de vocabulário são mais rápidos na resposta a palavras com alta densidade da vizinhança ortográfica na tarefa de decisão lexical. Na tarefa de nomeação não foram encontradas diferenças significativas. Os resultados sugerem que um vocabulário grande, por si só, não facilita nem dificulta o reconhecimento de palavras.
- Estratégias de venda no mercado imobiliário: o papel da especialização pela angariação ou pela venda na produtividade do consultor em contexto de agência franchisadaPublication . Goela, Príscila Raquel Fernandes Costa; Cordeiro, Clara; Vilhena, Paulo deEste estudo abordou o tema das estratégias de vendas no mercado imobiliário em Portugal. O seu objetivo foi compreender e identificar quais os fatores que influenciam o sucesso do consultor imobiliário. Em particular, procurou perceber-se a influência da especialização pelas transações de angariação (ou dedicação ao cliente proprietário) ou transações de venda (ou dedicação ao cliente comprador) no sucesso do consultor. Neste caso, o rendimento anual dos consultores foi considerado como proxy do seu sucesso. Foi construído um questionário para recolher os dados necessários para o estudo. Com base na amostra obtida, realizou-se uma análise exploratória onde foi possível perceber o perfil pessoal e profissional dos consultores. Depois, aplicou-se um modelo de regressão múltipla para estimar a influência do género, experiência de trabalho no mercado imobiliário e dos dois tipos de estratégia de especialização dos consultores (angariação ou venda) no rendimento anual do consultor. Os resultados mostraram que os fatores que causam um impacto positivo no rendimento do consultor estão relacionados o género dos consultores, com os anos de experiência no mercado imobiliário, e com as horas de dedicação ao cliente proprietário de imóveis. Além disso, observou-se que o género é o fator que mais contribui para a variabilidade do rendimento, seguido pela experiência e pelas horas de dedicação ao cliente proprietário. Neste último caso, os resultados indicaram que por cada hora adicional por semana de dedicação ao cliente proprietário, o rendimento anual do consultor poderá aumentar aproximadamente 2,74%. No entanto, as variáveis de especialização do consultor que foram calculadas através da razão entre angariações e o número total de transações revelaram não ser estatisticamente significativas para o rendimento anual dos consultores. O estudo teve um carácter inovador na realidade portuguesa, quer pelo próprio tema, quer pela introdução de novas variáveis para analisar os perfis dos consultores. No entanto, são recomendados estudos adicionais, nomeadamente a inclusão de mais agências do norte, centro e sul de Portugal, aumentando assim a dimensão da amostra. No contexto da mediação imobiliária em Portugal, este trabalho poderá contribuir para a escolha das estratégias a adotar por parte dos consultores imobiliários, com o objetivo de maximizar o seu rendimento pessoal, e fomentar o crescimento de empresas através de um nível mais estruturado dos seus recursos humanos.