Escola Superior de Educação e Comunicação
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Browsing Escola Superior de Educação e Comunicação by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Morcegos: Um fascínio biológico para os alunos do Ensino BásicoPublication . Pereira, Mónica de Sousa; Coelho, Ana Cristina Hurtado MatosO presente relatório investigativo foi elaborado no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada do mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Neste estudo participaram 20 estudantes do 6.º ano do 2.º CEB, de uma escola do concelho de Loulé. A temática abordada foram os morcegos em várias vertentes (sentimentos por parte do(a)s estudantes, classificação, anatomia, ecologia, doenças e mitos). Tratou-se de uma investigação qualitativa de cariz interpretativo, com observação participante, que decorreu durante o 2.º semestre do ano letivo 2021/2022. Adotou-se o questionário, registos áudio e fotográficos das aulas, observação direta, notas de campo, registos e desenhos dos participantes como técnicas de recolha de dados. A partir do questionário percebeu-se que uma percentagem substancial dos participantes nutria interesse e simpatia pelos morcegos, considerando-os engraçados, bonitos e até mesmo admiráveis. Após levantamento das ideias prévias do(a)s participantes, os mesmos puderam explorar e descobrir as principais características dos morcegos, bem como a sua importância ecológica, através de uma sessão de esclarecimento dinamizada por uma bióloga especializada na área dos morcegos e da realização de atividades integradas num Kit. Este Kit consiste num recurso de intervenção didática original e foi usado para construção de conhecimento associado aos morcegos. Integra um guião das atividades a realizar que incluem a conceção de um livro de bolso dedicado aos morcegos e a construção de um modelo de um morcego em 3D. Durante a intervenção didática verificou-se que o(a)s discentes tinham algumas ideias válidas sobre o animal em questão, apesar de não possuírem muitos conhecimentos sobre o morcego no âmbito das ciências naturais. A turma revelou que os conhecimentos que possuíam acerca dos morcegos estavam mais relacionados com mitos e crenças do que com factos relacionados com a biologia e a ecologia destes animais. Após a intervenção didática, observou-se alteração das perceções iniciais do(a)s estudantes, confirmando-se a eficácia das abordagens pedagógicas adotadas, baseadas na realização de tarefas, dinamizadas pelo(a)s estudantes. Atividades como a construção de modelos anatómicos, a criação de arte inspirada em morcegos e o uso de tecnologias na pesquisa de informação reforçaram o conhecimento científico e incentivaram o pensamento crítico e a inovação.
- O turismo sénior e a animação sociocultural: um estudo exploratório em empreendimentos turísticos no AlgarvePublication . Simões, Ana Rute Xavier Ralha; Barros, Rosanna; Almeida, ClaudiaSendo o turismo sénior e turismo acessível um importante recurso num envelhecimento ativo e bem-sucedido a presente investigação propôs-se recolher elementos sobre a adequação da oferta turística de qualidade para esta faixa população. Nesse sentido, recolheram-se dados junto de empreendimentos turísticos da região algarvia, por via da aplicação de um questionário on-line e de uma entrevista a um diretor de um empreendimento turístico que apresenta características adequadas ao acolhimento de turistas seniores e com mobilidade reduzida. Foi possível assim relacionar os empreendimentos turístico consoante a sua tipologia, classificação, antiguidade e acessibilidade com os serviços de apoio e recursos que oferecem aos turistas nacionais ou internacionais que os procuram, com particular destaque para a importância que atribuem à animação sociocultural e à formação específica em turismo acessível. Dos dados obtidos nos questionários aplicados foi possível traçar uma panorâmica global dos turistas que visita a região algarvia e que se enquadram neste público-alvo, caracterizando aspetos como a sua nacionalidade, duração da estadia, com quem vêm acompanhados, o recurso a serviço de apoio e programas de animação turística. Constataramse várias fragilidades e indefinições no que respeita à própria atribuição da designação de empreendimento turístico acessível e uma generalizada pouca sensibilização à importância de animação sociocultural bem diferenciada do mero entretenimento bem como da relevância de uma formação específica em turismo acessível entre os colaboradores.